DIA DO TRABALHO

domingo, 14 de março de 2010

DIA DA POESIA--- CASTRO ALVES



No período em que viveu (1847-1871), ainda existia a escravidão no Brasil. O jovem baiano, simpático e gentil, apesar de possuir gosto sofisticado para roupas e de levar uma vida relativamente confortável, foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados.


Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o “Poeta dos Escravos”.

Aos 21 anos de idade, mostrou toda sua coragem ao recitar, durante uma comemoração cívica, o “Navio Negreiro”. A contra gosto, os fazendeiros ouviram-no clamar versos que denunciavam os maus tratos aos quais os negros eram submetidos.

Além de poesia de caráter social, este grande escritor também escreveu versos líricos-amorosos, de acordo com o estilo de Vítor Hugo. Pode-se dizer que Castro Alves foi um poeta de transição entre o Romantismo e o Parnasianismo.

Este notável escritor morreu ainda jovem, antes mesmo de terminar o curso de Direito que iniciara, pois, vinha sofrendo de tuberculose desde os seus 16 anos.



Apesar de ter vivido tão pouco, este artista notável deixou livros e poemas significativos.



Poesias de Castro Alves:



- Espumas Flutuantes, 1870



- A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876


- Os Escravos, 1883


- Hinos do Equador, em edição de suas Obras Completas (1921)


- Navio Negreiro (1869)


- Tragédia no lar


Castro Alves
Biografia de Castro Alves, poesias, transição entre o romantismo e o parnasianismo,
literatura brasileira no século XIX, obras como Navio Negreiro e Espumas Flutuantes, livros.Em 14 de março data de seu nascimento, é o Dia da Poesia,em sua homenagem.

DIA DA POESIA.
Na alma do escritor,
Uma luz se irradia,
Como uma bela canção,
Cujo nome é poesia,
Que em 14 de março,
Comemora-se seu dia,
Com muita inspiração,
Amor e grande ufania.
Rosamaro.

Um comentário:

  1. Lindo, adorei, meus parabéns a todos os poetas brasileiros e principalmente a todos aqueles que contribuiram com seus actos e suas poesias para denunciarem a escravidão e maus tratos dados aos escravos.
    Uma luta digna que embora ternha ganho imensas batalhas a luta deve prossegui~r, visto não terem ainda terminado os actos de escravidão.
    Um abraço amigo

    ResponderExcluir