DIA DO TRABALHO

sexta-feira, 19 de março de 2010

MAIS DE 40 MIL LIVROS PARA ANGOLA.



A ação de recolher livros em Pelotas para posteriormente enviá-los a Ganda-Benguela, na Angola, finalizou a recepção do material que já está sendo catalogado e encaixotado para a viagem. A campanha, criada pelo padre da Catedral São Francisco de Paula, Martinho Kavaya, arrecadou em três meses mais de 40 mil exemplares entre livros, revistas e outros materiais impressos.

Segundo Kavaya, a ideia surgiu a partir de seus estudos no Brasil e posteriormente com a sua tese de doutorado onde foi estudada uma forma de pensar a educação e a liberdade em Angola. Kavaya acrescenta ainda que o país está tentando reerguer-se após uma guerra que durou aproximadamente quatro décadas e que além das perdas já esperadas, bibliotecas, universidades e também escolas sucumbiram com a destruição no período.

Após a conclusão da catalogação, os livros seguirão de navio pelo porto de Rio Grande até Angola. A expectativa é de que até o início de maio o material já esteja no país. O material arrecadado será dividido em dois grupos, um destinado à biblioteca que será construída em uma das poucas escolas da cidade e o restante enviado à universidades.

Todo o projeto e execução da aquisição de livros teve além da iniciativa do padre Martinho Kavaya, o apoio do Diário Popular, do Colégio São José, do Rotary Clube Centenário de Pelotas, e de igrejas e escolas.

NOTÍCIA do JORNAL DIÁRIO POPULAR /PELOTAS,19/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário