DIA DO TRABALHO

sábado, 13 de março de 2010

RUI BARBOSA---O ÁGUIA DE HAIA.


Museu Casa de Ruy Barbosa será reaberto segunda-feira
Exposição do acervo da instituição marcará os 76 anos de morte do jurista baiano



Na próxima segunda-feira, a comunidade baiana estará comemorando os 76 anos de morte do jurista Ruy Barbosa (1849-1923), uma das figuras mais ilustres da história política brasileira. Baiano de nascimento, ele morou até os 16 anos numa casa situada na rua que hoje leva o seu nome, no centro da cidade. Ali funciona o Museu Casa de Ruy Barbosa, que ficou fechado desde março do ano passado e está sendo completamente reformado e seu acervo restaurado para festa. As comemorações não param por aí, uma vez que este ano comemora-se, também, os 150 anos do nascimento do "Águia de Haia", título que Ruy Barbosa recebe por sua destacada atuação na conferência mundial de paz, realizada em 1907, no Tribunal de Haia, na Holanda.


"O objetivo do projeto de reabertura do museu, que surgiu através do convênio firmado entre a Faculdade Ruy Barbosa e a Associação Baiana de Imprensa (ABI), tem como finalidade maior devolver este espaço a comunidade e a cultura baiana", explica o chefe de gabinete da Faculdade Ruy Barbosa, Adriano Lima Barbosa Miranda. Ele conta que, há alguns anos, o local chegou a ser invadido por ladrões que roubaram alguns objetos de uso pessoal de Ruy Barbosa. Felizmente, a maioria desses objetos foram recuperados e ficarão em exibição permanente. Os famosos óculos de aro redondo, a bengala, a caneta, as abotoaduras e até um par de luvas são alguns dos objetos roubados que foram recuperados e voltaram a compor o acervo do museu.


O projeto de reabertura do Museu Ruy Barbosa está sendo conduzido sob a consultoria da museóloga Rosana Andrade Nascimento, professora da UFBA. Ela conta que a casa que abriga hoje o acervo é uma reconstituição feita em 1935 no imóvel original, que estava completamente em ruínas. "A reconstrução foi feita a partir de um desenho de Prisciliano Silva, feito em carvão, que reproduziu a casa baseando-se numa foto antiga publicada na revista Bahia Ilustrada", conta Rosana. Ela frisa que para a reinauguração do museu foi feita uma nova programação visual, que ficou a cargo da empresa Pauppuro Design e Arte, que procurou combinar tradição e modernidade, para dar um ar mais alegre ao casarão. Já o projeto de exposições foi criado pelo professor Yves Quaglia.


Rosana explica que a exposição de reabertura será dividida em módulos, distribuídos pelos diferentes cômodos da casa. O primeiro módulo mostra a história do imóvel. "As pessoas vão poder conhecer a relação da casa com Ruy Barbosa", conta a museóloga. Um módulo será dedicado aos parentes, que terá em exposição o brasão da família de Ruy Barbosa, assim como os quadros com os retratos pintados dos familiares do jurista, que estão em fase final de restauração. Nesse módulo, também estarão móveis como as cadeiras de balanço e de descanso do advogado.

Trajetória de jornalista e político

Uma parte da exposição de reabertura do Museu Casa de Ruy Barbosa destaca a carreira do homem público, dividida em suas atuações como jurista, jornalista e político. "Na parte que mostra a carreira política, teremos informações sobre a sua participação na Conferência mundial da paz, em 15 de junho de 1907", adianta a museóloga Rosana Nascimento. Manuscritos, cartas apaixonadas para a esposa e documentos também fazem parte do acervo que conta a história de Ruy Barbosa.


Um módulo especial, denominado Representações, mostrará bustos e caricaturas de Ruy Barbosa. "Ele foi um dos políticos mais caricaturados do país", frisa Rosana, ressaltando que esta parte da exposição trará explicações sobre as caricaturas, falando a respeito do contexto histórico em que foram criadas, para que a população possa entender as diferentes representações. O Museu Casa de Ruy Barbosa terá ainda uma lojinha, onde serão vendidos produtos relacionados ao jurista, como mouse pads, camisas, bustos em miniatura e bonecos do jurista descansando na cadeira de balanço.
Antônio Pádua Carneiro, enfatiza que uma das metas da instituição é desenvolver projetos na área social, que envolvam a comunidade. "Pretendemos desenvolver ações museológicas, culturais e educativas que possam estabelecer um processo que contribua com a produção de conhecimento e a construção da cidadania", afirma. Apesar de ser um dos mais ilustres baianos, muitas pessoas desconhecem a trajetória política de Ruy Barbosa.


Falecido no Rio de Janeiro, em 1º de março de 1923, os restos mortais de Ruy Barbosa foram trazidos para Salvador anos depois e colocados no memorial dedicado a ele. A obra foi criada pelo artista plástico Mário Cravo Jr. e colocada no Fórum Rui Barbosa, no Campo da Pólvora, onde permanece até hoje. (Pesquisa do Google).

Achei muito importante a entrevista que uma tetraneta de Rui Barbosa,deu na emissora de TV,a Globo, abrindo as dependências da casa onde morou Rui Barbosa,e que estará sendo reaberta dia 23 de março ,com uma exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário