DIA DO TRABALHO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NOVELA PORTUGUESA TERÁ CENAS GRAVADAS NAS CHAQUEADAS.






PELOTAS:Marcada por sua cena artística e cultural do século XVIII e XIX,Pelotas receberá mais uma vez os holofortes e câmeras das produtoras e a atenção da cena artística local,dessa vez para gravar a novela ESPÌRITO INDOMÁVEL,da TVI de Portugal.
Os produtores,juntamente com o diretor geral da Produtora Plural(responsável pela produção das novelas da TVI),André Cerqueira,visitaram várias fazendas da região e escolheram como locação as charqueadas Estância da Graça e Gruta .Além das gravações em Pelotas,que ocorrerão entre 3 e 10 de março,Cambará do Sul,também entrará no set de filmagens.
A história da novela começa no ano de 1990,período que será gravado em Pelotas e que compreende o primeiro e segundo capítulos.Apesar das gravações na cidade,o cenário fará referência ao Uruguai e não à Pelotas.Posteriormente aos dois primeiros capítulos,a novela passa para a época atual,já em 2010,com cenas em Portugal.Para o elenco virão 16 atores e 20 pessoas da equipe de produção diretamente de Portugal.
SELEÇÃO DE FIGURANTES:Todo o elenco de figurantes da novela ESPÌRITO INDOMÁVEL bem como o elenco de apôio,dublês e grupos de dança estão sendo selecionados em Pelotas pela agência André Guerra.As inscrições para teste ainda estão abertas e podem ser feitas na própria agência.
Notícia postada no jornal Diário Popular de sábado,dia 20 de fevereito de 2010,págima 8.

PROPRIETÁRIOS DA ESTÂNCIA DA GRUTA.













ESTÂNCIA DA GRAÇA.


A charqueada da Graça fica situada à margem esquerda do Arroio Pelotas,data desde 1800.
Hoje são pontos turísticos,tais como a Chaqueada São João ,situada também nas margens do Arroio Pelotas,local onde foram gravadas cenas da Série: A CASA DAS SETE MULHERES,onde narra uns dos episódios da Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos ) que durou 10 anos.

A história da Estância da Gruta, em Pelotas (RS), começa em 1777, quando as terras foram doadas pelo sistema de sesmarias. O casarão foi construído em 1853, com influência européia na arquitetura, e é muito bem conservado até hojeFotos:11 Publicação: 23/11/2009
O Arroio Pelotas foi declarado como Patrimônio Cultural do Estado pela Lei 11.895/2003, de autoria do deputado estadual Bernardo de Souza, devido a sua importância cultural, ambiental e histórica, não só para a cidade, mas para também o estado do Rio Grande do Sul. A Charqueada São João foi a principal locação da série A Casa das Sete Mulheres.


ESTÂNCIA DA GRAÇA: Localizada à margem esquerda do Arroio Pelotas, foi construída em 1800 e pertenceu ao comendador João Simões Lopes, o Visconde da Graça e foi o local onde nasceu João Simões Lopes Neto (1865), o maior dentre todos os escritores regionalistas gaúchos. Locação da série A Casa das Sete Mulheres e Concerto Campestre.

FAZENDA LARANJAL ou NOSSA SENHORA DOS PRAZERES: A história da Fazenda do Laranjal confunde-se com a própria história do município. Foi construída em 1779 a mando de Manoel Bento da Rocha, junto às margens da Lagoa dos Patos. A antiga capela de Nossa Senhora dos Prazeres, que havia no local, já não existe, porém a imagem da santa, que pertenceu ao primeiro proprietário, permanece sendo cultuada em um novo santuário erguido junto ao imóvel centenário

CHARQUEADAS: A indústria saladeiril e o ciclo do charque (séc. XIX), deixaram suas marcas no extremo sul do Brasil, tornando Pelotas referência histórica e cultural. Esta tradição pode ser revivida no núcleo das charqueadas, por meio de visitas orientadas. Outra opção de turismo é a "Rota das Charqueadas", um passeio pelas mansas águas do Arroio Pelotas de onde se avistam as moradas que faziam parte do ciclo do charque, tais como as Charqueada São João, construída em 1810, do português Antônio Gonçalves Chaves e Charqueada Santa Rita, construída em 1826, de propriedade de Inácio Rodrigues Barcelos.

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário