DIA DO TRABALHO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010



É o maior e mais importante conjunto residencial do século passado existente na cidade. Hoje pertencente a Prefeitura de Pelotas.

Esse casarão foi construído em 1879 pelo engenheiro italiano José Izella Merotti e seu primeiro morador foi o Barão de São Luís, Sr. Leopoldo Antunes Maciel. O prédio foi herdado por umas de suas descendentes, Sr ª. Otília Maciel, casada com Sr. José Júlio Albuquerque Barros que foi prefeito de Pelotas no Período 1938-1945.
O material usado na edificação foi todo importado da França, como exemplo podemos citar os belos exemplares dos azulejos da cozinha.
Construída no limite do terreno, está situada no centro do quarteirão e possui simetria tanto na planta baixa como na fachada. Essa, possui porão alto, sacadas de púlpito e uma varanda formada por arcos e colunas cujo acesso é feito por uma escadaria dupla. O coroamento da edificação, em platibanda mista, torna-se diferenciado no torreão central onde este é feito com um frontão triangular, sendo que ambos sustentam belas estátuas.
Hoje, no local, está instalada a Fundação Municipal de Integração Turístico Cultural do Sul- INTEGRASUL, orgão pertencente à Prefeitura Municipal de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário