DIA DO TRABALHO

domingo, 11 de abril de 2010

O CASTELO DE PEDRAS ALTAS /RS.



O CASTELO DE PEDRAS ALTAS.

Ao ler o Diário Popular,jornal de minha cidade,vi um título em destaque:UM GRITO DE SOCORRO NO MEIO DO PAMPA.
Era um artigo ,escrito por Joice Bacelo,referindo-se à Deterioração do Castelo de Pedras Altas,colocando em risco um dos patrimônio do Rio Grande do Sul,o que é lamentável.
O Castelo de Pedras Altas foi construído por Joaquim Francisco de Assis Brasil,reconhecido político,diplomata,escritor e pecuarista do início do século passado—como prova de amor a sua segunda esposa,no ano de 1909.
Erguido com pedras de granito,o local possui 44 cômodos,repletos de histórias que contam desde o presença de amigos ilustres até revoluções realizadas.Os móveis da fortaleza todos em madeira maciça vieram de Paris.Na parede ainda sobrevive intacto,o relógio que pertenceu a Bento Gonçalves.Há fotografias de autoridades e personalidades que marcaram o mundo,como o retrato de uma brincadeira entre Assis Brasil e o Pai da Aviação,Santos Dumont.
No Castelo até os vidros quebrados tem história.Lembram a época da invasão dos republicanos durante a Revolução Farroupilha.
A Biblioteca guarda 15 mil livros,entre clássicos em inglês,francês e latim.
O Castelo sempre foi habitado pela família.Hoje é sua neta quem toma conta do local,com a ajuda das filhas e de uma funcionária.
A recuperação total do Castelo está orçada em 8 milhões de reais.

Um comentário:

  1. Mariaura, meus pais eram de Pelotas e tenho uma irmã que mora aí até hoje. Tive uma tia que até seu último dia de vida falava numa herança que a família tinha aí em Pelotas, não tenho certeza, mas, acho que se trata justamente deste castelo e das terras de quem ele chamava de "comendador" que seria um tio/bisavô da mãe dela, minha avó. Agora moro no Acre e se tiver mais fotos deste lugar e informações, gostaria que me mandasse, obrigado.
    jsnacre@hotmail.com

    ResponderExcluir