DIA DO TRABALHO

sábado, 3 de abril de 2010

A CULTURA DOCEIRA EM PELOTAS.


A Cultura Doceira de Pelotas foi herdada de Portugal através das riquezas trazidas junto com os imigrantes que vieram em meados do século XIX.
Os imigrantes portugueses trouxeram em sua bagagem os maravilhosos: ninhos, fios-de-ovos, babas-de-moça, camafeus, papos-de-anjo, canudinhos recheados, pastéis de Santa Clara e outros mais. Os imigrantes italianos e alemães também tiveram parte nessa cultura, pois trouxeram e criaram suas fórmulas doces. Naquela época, todas as festas eram regadas a doces, já que para os imigrantes, doce e açúcar eram sinônimos de comemoração. Cada família tinha a tradição de passar suas receitas de geração em geração.
Chegamos à era da industrialização dos alimentos, que se uniu à confecção artesanal dos doces e fez crescer cada vez mais a produção local. Hoje, podemos dizer que os doces de Pelotas são conhecidos pelo Brasil inteiro.
Segundo a tradição, "Doces Finos" são aqueles fabricados de acordo com as tradicionais receitas trazidas pelas famílias portuguesas ou pelos filhos de charqueadores que viajavam pela Europa para a região sul do estado do Rio Grande do Sul. Por serem feitos com ingredientes caros ou raros, e servidos somente em festas de alta classe, tornaram-se uma especiaria que remete ao glamour, à riqueza e à prosperidade.

Os mais tradicionais doces de Pelotas:
Camafeus - doces de nozes moídas cobertos com glacê, decorados com meia noz.
Fatia de Braga - doce de massa de amêndoas oriundo da cidade de Braga.
Ninhos - doce de fios-de-ovos recheado com doce de ovos.
Pastel de Santa Clara - massa fina e delicada, assada em forno com recheio de ovos moles.
Ovos-moles - doce à base de gemas e açúcar (tradicional ovos moles de Aveiro).
Trouxa de amêndoa - mesma Lampreia em tamanho pequeno.
Bem-casado - casal de bolinhos, unidos com ovos moles de Aveiro e glaceados.
Carioquinha - doce de coco ralado em sua própria água, cozido em ovos moles e glaceado.


Com o passar do tempo e a chegada da industrialização, as receitas tradicionais trazidas pelos imigrantes foram sendo aperfeiçoadas pelos seus descendentes, (como exemplo o Pastel de Santa Clara) que superaram a genialidade dos doces portugueses e tornaram a cidade de Pelotas referência no Brasil em matéria de doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário