DIA DO TRABALHO

terça-feira, 13 de abril de 2010

FORTALEZA/ CE -284 ANOS-PARABÉNS !





FORTALEZA : 1726 - 2010 :284 ANOS.
Fortaleza é a capital do estado brasileiro do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua permanência no local entre 1637 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".

Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2.505.552 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 8.001 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil[5] e a 91ª mais populosa do mundo.[6] A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3.655.259 habitantes,[5][7] sendo a sétima mais populosa do Brasil, e a terceira do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece como metrópole da terceira maior rede urbana do Brasil em população.[8] É a quarta cidade do mundo em concentração de renda e desigualdades sociais, tomando como base moradia e educação.
Fortaleza, tendo o 15º[4] maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 24,4 bilhões de reais, é um importante centro industrial[9] e comercial do Brasil, com o sétimo[10] maior poder de compra do país. No turismo[11], a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior[12] parque aquático do Brasil, Beach Park. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.

Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

Consulta do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário