DIA DO TRABALHO

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CUIABÁ / CAPITAL DE MATO GROSSO -



Cuiabá, em 8 de abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assina a ata da fundação de Cuiabá no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó, para garantir a posse da descoberta de ouro, dando inicio ao Arraial de Forquilha.

Em outubro de 1722, índios escravos de Miguel Sutil, também bandeirante sorocabano, descobrem grande quantidade de ouro, maior que a encontrada anteriormente na Forquilha, na localidade chamada de"Lavras do Sutil", a rica jazida ficava nas proximidades do córrego da Prainha e da "Colina do Rosário", onde foi construída a histórica igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião.

Em 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Alvará de 9 de maio de 1748, cria a Capitania de Mato Grosso e Cuiabá. Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835.

ORIGEM DO NOME:
Há várias versões para a origem do nome "Cuiabá". Uma delas diz que o nome tem origem na palavra tupi ikuiapá, que significa "lugar da ikuia" (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar). O nome designa uma localidade onde os bororos costumavam pescar com essa flecha, no córrego da Prainha, afluente da esquerda do rio CUIABÁ 1 2. Outra explicação possível é a de que CUIABÁ seria uma aglutinação de kyyaverá (que em guarani significa "rio da lontra brilhante") em cuyaverá, depois cuiavá e finalmente cuiabá. 2

Uma terceira hipótese diz que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio, e que "Cuiabá" seria "rio criador de vasilha" (cuia: vasilha e abá: criador)2. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos. O certo é que até hoje não se sabe com certeza a origem do nome.

Consulta realizada no Google.

Um comentário: