DIA DO TRABALHO

quarta-feira, 28 de abril de 2010

HOJE: DIA DA EDUCAÇÃO.





28 de Abril


Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.

Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estuda na rede pública sofrem, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Além disso, muitas crianças precisam ajudar os pais a trabalhar e cumprem uma jornada dupla que interfere brutalmente no rendimento escolar.

Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.

E quando adulto, quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes.

O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura:
Educação Básica: educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio

Educação Superior – universidade e pós-graduação

Mas educar não significa só investir em escola. O primeiro grupo social do qual participamos é a família e ela participa também do que chamamos educação informal. O inicio da educação da criança começa

Fonte: Mec Governo Federal

2 comentários:

  1. Quem vive fora desse belo país que é o brasil, tem uma ideia, não muito salutar sobre a educação que se vai processando, visto haver imenso analfabetismo, mas as coisas estão tomando outros rumos e a cultura do povo brasileiro tem-se elevado imenso.
    É sempre bom que seja dada uma boa educação ao povo, e essa educação começa em casa.
    Espero que o governo do Brasil e não só, olhem com olhos o sistema de educação e dedicam mais do seu orçamento ao ensino.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário,pois um povo só é verdadeiramente livre se tiver saúde,educação e segurança tão necessárias ao desenvolvimento de um País.

    ResponderExcluir