DIA DO TRABALHO

sexta-feira, 30 de abril de 2010

GUARAPARI: RECORDAR É VIVER.






LEMBRANÇAS DE GUARAPARI.

Guarapari,bela cidade,
Com suas praias acolhedoras,
Ainda lembro com saudades
Quando por lá andei...
Ao ver o sol beijando o mar,
Digo com certeza que amei,
E as ondas a bailar,
Beijando a fria areia
Parecendo convidar,
Para tal qual uma sereia,
Nas belas ondas nadar.

Guarapari,bela praia,
Das areias monazíticas,
Radioativas e brilhantes,
Que dizem ser terapêuticas,
A quem nelas se deitar,
Para de algum mal se curar.

Belo lugar capixaba,
Onde sempre o turista ,
Na sombra das castanheiras
Vem nela se deleitar,
Nesse recanto saudável,
Dessa praia brasileira.

Rosamaro.

Guarapari é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2004 era de 108.120 habitantes. A distância de Vitória é 51 km, do Rio de Janeiro 474 km e de Belo Horizonte, 516 km.

DIA NACIONAL DA MULHER.


MULHER.
Mulher,és flor carinhosa,
No jardim da existência,
Tão solícita e prestimosa,
E sofredora na essência.

Tens dom da maternidade,
Estás sempre a proteger,
Dona de grande ansiedade,
Pra seu filho não sofrer.

Neste dia homenageada,
Mereces toda atenção,
Todo reconhecimento,
No mundo,na sociedade,
Que Deus derrame sua bênção,
Pra ser mais valorizada,
Como também respeitada,
Por todo o bom cidadão.

Publicado:05/03/2009.
Código do texto: T 147.0671.
Rosamaro.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

REFLEXÃO PARA O DIA DE HOJE.


FELICIDADE E SABEDORIA.

Empregue a sabedoria.
Por ser chave de tudo,ela mexe nas fechaduras do dia-a-dia,dos problemas,emoções,convicções,anseios e realiza o que se pode realizar.
Use de sabedoria e saiba lidar consigo mesmo,ser forte,valoroso e digno.
Pense assim: TENHO UMA FORÇA INTERIOR QUE DE MIM ESPERA SABEDORIA.QUANTO MAIS SABEDORIA CONQUISTAR,MELHOR POSSO SER PARA MIM E PARA OS OUTROS.
A sabedoria é o braço direito da felicidade.
Livro: SABEDORIA TODO DIA.
Autor: Lourival Lopes.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

HOJE: DIA DA EDUCAÇÃO.





28 de Abril


Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.

Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estuda na rede pública sofrem, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Além disso, muitas crianças precisam ajudar os pais a trabalhar e cumprem uma jornada dupla que interfere brutalmente no rendimento escolar.

Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.

E quando adulto, quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes.

O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura:
Educação Básica: educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio

Educação Superior – universidade e pós-graduação

Mas educar não significa só investir em escola. O primeiro grupo social do qual participamos é a família e ela participa também do que chamamos educação informal. O inicio da educação da criança começa

Fonte: Mec Governo Federal

segunda-feira, 26 de abril de 2010

COMO O MUNDO DEVERIA SER....




EU QUISERA...
Eu quisera que o Mundo fosse,
Repleto de alegrias...
Que todos fossem felizes...
Ao romper de cada dia.

Que não houvessem as guerras,
Nem violências,ganâncias,
Quisera que o Mundo fosse,
Como alma de criança.

Isso até parece sonho,
Mas é preciso pensar,
Que para um Mundo risonho,
Temos somente que amar.

Seguir o grande caminho,
Que Jesus nos ensinou:
“Ama o teu semelhante,
Como sempre Deus te amou."
Publicado: 20/01/2009.
Código do Texto: T 139.4748.
Rosamaro.
ÂNSIA.

Ânsia de amar...
Ânsia de paz...
Ansiedade de ver...
A criança nascer...
Num mundo capaz
De dar mais amor,
Com doce calor.
Ao ser visitante ,
Que aqui vem passar...
Momento importante,
Pra recuperar,
O que perdeu antes.

Ânsia de viver...
Com amor ardente,
Pra não sofrer,
No mundo presente
Publicado:09/09/2008.
Código do Texto: T116.9660.
Rosamaro.

sábado, 24 de abril de 2010

A ORAÇÃO SALVA.




Aumente as suas forças.
Pense da seguinte maneira:
DEUS DÁ-ME FORÇAS PARA BEM CONSTRUIR ESTE MOMENTO,O DIA DE HOJE E O MEU FUTURO.
DÁ-ME FORÇAS PARA INICIAR UMA COISA E TERMINÁ-LA;CRIAR NOVAS AMIZADES E SUSTENTÁ-LAS;PERDOAR,MESMO AS FALTAS GRAVES;NÃO GUARDAR MÁGOAS;TER PACIÊNCIA,UM BOM SORRISO NOS LÁBIOS;DAR VALOR AO QUE É ÚTIL;E USAR MINHA VISÃO,MÃOS E PÉS PARA FINS PRODUTIVOS.
Peça a Deus.
Você aumenta as suas forças quando ora com fé.
Do Livro: SABEDORIA TODO DIA.
Autor :Lourival Lopes.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

SÃO JORGE-O SANTO GUERREIRO.


São Jorge - O santo guerreiro
Dia: 23 de abril
História
Em torno do século III D.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.
Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?". Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."
Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador ! Eu sou servo de um Deus vivo ! Somente a Ele eu temerei e adorarei". E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.
A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.
Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.
Lendas: um horrível dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e se atirava contra os muros da cidade trazendo-lhe a morte com seu mortífero hálito. Para ter afastado tamanho flagelo, as populações do lugar lhe ofereciam jovens vítimas, pegas por sorteio. um dia coube a filha do Rei ser oferecida em comida ao monstro. O Monarca, que nada pôde fazer para evitar esse horrível destino da tenra filhinha, acompanhou-a com lágrimas até às margens do lago. A princesa parecia irremediavelmente destinada a um fim atroz, quando de repente apareceu um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia. Era São Jorge.
O valente Guerreiro desembainhou a espada e, em pouco tempo reduziu o terrível dragão num manso cordeirinho, que a jovem levou preso numa corrente, até dentro dos muros da cidade, entre a admiração de todos os habitantes que se fechavam em casa, cheios de pavor. O misterioso cavaleiro lhes assegurou, gritando-lhes que tinha vindo, em nome de Cristo, para vencer o dragão. Eles deviam converter-se e ser batizados.
Datas Marcantes No século XII, a arte, literatura e religiosa popular representam São Jorge, como soldado das cruzadas com manto e armadura com cruz vermelha, nobre um cavalo branco, com lança em punho, vencendo um dragão. São Jorge é o cavaleiro da cruz que derrota o dragão do mal, da dominação e exclusão.
Desde o século VI, havia peregrinações ao túmulo de São Jorge em Lídia. Esse santuário foi destruído e reconstruído várias vezes durante a história.
Santo Estevão, rei da Hungria, reconstruiu esse santuário no século XI. Foram dedicadas numerosas igrejas a São Jorge na Grécia e na Síria.
A devoção a São Jorge chegou à Sicília na Itália no século VI. No séc. VII o siciliano Papa Leão II construiu em Roma uma igreja para S. Sebastião e S. Jorge. No séc. VIII, o Papa Zacarias transferiu para essa igreja de Roma a cabeça de S. Jorge.
A devoção a São Jorge chegou a Inglaterra no século VIII. No ano de 1101, o exército inglês acampou na Lídia antes de atacar Jerusalém. A Inglaterra tornou-se o país que mais se distinguiu no culto ao mártir São Jorge...
Em 1340, o rei inglês Eduardo III instituiu a Ordem dos cavaleiros de São Jorge.
Foi o Papa Bento XIV (1740-1758) que fez São Jorge, padroeiro da Inglaterra até hoje.
Em 1420, o rei húngaro, Frederico III (1534) evoca-o para lutar contra os turcos.
As Cruzadas Medievais tornaram popular no ocidente a devoção a São Jorge, como guerreiro, padroeiro dos cavaleiros da cruz e das ordens de cavalaria, para libertar todo país dominado e para converter o povo no cristianismo.
Seu dia foi colocado no Calendário particular da Igreja, isto é, celebrados nos lugares de sua devoção.
O Sr. Cardeal D. Eugenio Sales, assim se pronunciou: "A devoção de São Jorge nos deve levar a Jesus Cristo". Pela palavra do Cardeal Sales sentimos a autenticidade do Culto a São Jorge.
A quem ajuda: é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade.
Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DESCOBRIMENTO DO BRASIL.




Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.


Descobrimento do Brasil, Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, 1887. Acervo do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro
O descobrimento do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.


Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias (cravo, canela, gengibre, pimenta, noz moscada, açafrão) que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.
Livros sobre o Descobrimento do Brasil.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

21 DE ABRIL -TIRADENTES E A INCONFIDÊNCIA MINEIRA.



A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.

No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de industrias fabris em território brasileiro.

Causas

Vale lembrar também que, neste período, era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro “ilegal” (sem ter pagado o imposto”) sofria duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano).

Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças. Nesta época, Portugal criou a Derrama. Esta funcionava da seguinte forma: cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região não conseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.

Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela idéias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da Independência do Brasil.

Os Inconfidentes

O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia.
CONSULTA realizada no GOOGLE.

BRASÍLIA-CAPITAL DO BRASIL -50 ANOS !





A história de Brasília, a capital da República Federativa do Brasil, localizada no Distrito Federal, no coração do país, iniciou com as primeiras idéias de uma capital brasileira no centro do país. A necessidade de interiorizar a capital do país parece ter sido sugerida pela primeira vez em meados do século XVIII, ou pelo Marquês de Pombal, ou pelo cartógrafo italiano a seu serviço Francesco Tosi Colombina. A idéia foi retomada pelos Inconfidentes, e foi reforçada logo após a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, quando esta cidade era a capital do Brasil. A primeira menção ao nome de Brasília para a futura cidade apareceu em um folheto anônimo publicado em 1822, e desde então sucessivos projetos apareceram propondo a interiorização. A primeira Constituição da República, de 1891, fixou legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas foi somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, que teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960 após um apertado cronograma de trabalho, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer.

A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital, e na abertura da década de 1970 estava em pleno funcionamento. No desenrolar de sua curta história Brasília, como capital nacional, testemunhou uma série de eventos importantes e foi palco de grandes manifestações populares. Planejada para receber 500 mil habitantes em 2000, segundo dados do IBGE ela nesta data possuía 2,05 milhões, sendo 1,96 milhões na área urbana e cerca de 90 mil na área rural. Este é apenas um dos paradoxos que colorem a história de Brasília. Concebida como um exemplo de ordem e eficiência urbana, como uma proposta de vida moderna e otimista, que deveria ser um modelo de convivência harmoniosa e integrada entre todas as classes, Brasília sofreu na prática importantes distorções e adaptações em sua proposta idealista primitiva, permitindo um crescimento desordenado e explosivo, segregando as classes baixas para a periferia e consagrando o Plano Piloto para o uso e habitação das elites, além de sua organização urbana não ter-se revelado tão convidativa para um convívio social espontâneo e familiar como imaginaram seus idealizadores, pelo menos para os primeiros de seus habitantes, que estavam habituados a tradições diferentes.

Controversa desde o início, custou aos cofres públicos uma fortuna, jamais calculada exatamente, o que esteve provavelmente entre as causas das crises financeiras nacionais dos anos seguintes à sua construção. O projeto foi combatido como uma insensatez por muitos, e por muitos aplaudido como uma resposta visionária e grandiosa ao desafio da modernização brasileira. A construção de Brasília teve um impacto importante na integração do Centro-Oeste à vida econômica e social do Brasil, mas enfrentou e, como todas as grandes cidades, ainda enfrenta atualmente sérios problemas de habitação, emprego, saneamento, segurança e outros mais. Por outro lado, a despeito das polêmicas em seu redor, consolidou definitivamente sua função como capital e tornou-se o centro verdadeiro da vida na nação, e tornou-se também um ícone internacional a partir de sua consagração como Patrimônio da Humanidade em 1987, sendo reconhecida por muitos autores como um dos mais importantes projetos urbanístico-arquitetônicos da história.

Postagem consultada no Google.

terça-feira, 20 de abril de 2010

MOMENTO DE REFLEXÃO.



Veja o sol de felicidade.
Do horizonte o sol vai surgindo,emergindo de mansinho,tranqüilo,majestoso,afugentando a noite e tomando conta do dia.
Assim a felicidade.
Imagine-se surgindo dentro de você,a pouco e pouco,crescendo,aquecendo,afugentando as negatividades e irradiando-se por todo o seu ser.
Para que a felicidade,o bem-estar interior e a paz surjam no seu horizonte interno,penetre o lado positivo da vida e ame o quanto puder.
A felicidade é um sol dentro de você.
Do Livro: SABEDORIA TODO DIA.
Autor: Lourival Lopes.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DATAS COMEMORATIVAS DE 19 DE ABRIL.





DIA DO ÍNDIO : Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, encontraram uma natureza exuberante e um povo nativo muito diferente do europeu.

Como acreditavam ter chegado à Índia, que era o destino de sua viagem, apelidaram este povo de índio. Para os colonizadores europeus, todos os nativos eram índios. Essa generalização proposital favoreceu a dominação destes povos. Na verdade existiam muitas nações, etnias e grupos diferentes. Estes grupos formavam um universo completamente heterogêneo, disputavam territórios, e possuíam cultura e idiomas próprios.

No início, os europeus se aproveitaram desta diversidade e usaram o índio como aliado. Porém, logo decidiram torná-lo escravo e, nesta luta, inúmeras populações foram praticamente dizimadas.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), no Brasil vivem hoje cerca de 345 mil índios, distribuídos entre 215 sociedades indígenas. Estes números representam cerca de 0,2% da população brasileira.

Estes dados referem-se apenas àqueles indígenas que vivem em reservas. De acordo com a FUNAI, há estimativas de que um número entre 100 mil e 190 mil vivam hoje fora das aldeias indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também indícios da existência de aproximadamente 53 grupos ainda não contatados.

O Dia do Índio foi instituído em 1940, durante o I Congresso Indigenista Interamericano, no México. No Brasil, a data passou a valer a partir de 1943, por decreto do então presidente Getúlio Vargas, depois da insistência do Marechal Cândido Rondon, um dos primeiros a se preocupar com essa questão no país.

A realidade indígena hoje é diferente de quando eles eram os donos desta terra. Obrigados a viver em áreas cada vez menores, os índios foram, gradativamente, perdendo seus hábitos e costumes. O contato com o homem branco contribuiu para essa aculturação, além de trazer doenças e outros males para dentro das aldeias. Muitos índios buscaram fugir da miséria migrando para os grandes centros urbanos. Mas, vítimas de preconceito e sem conseguir se integrar, transformaram-se em indigentes. Um triste jogo de palavras que em nada lembra os tempos gloriosos de guerreiros e caçadas.
Desenvolvimento PROCEMPA ÍNDIO.

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.
No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

O comandante supremo do exército brasileiro é o presidente da república, mas existem os cargos hierárquicos dentro da corporação.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Caso haja interesse em participar dessas atividades após os dezoito anos de idade, o candidato deverá apresentar currículo, com graduação superior, podendo exercer cargos mais elevados, como os de tenentes.

A hierarquia do exército está dividida entre a infantaria, a cavalaria e a artilharia, indo de soldados até os cargos da alta patente.

O exército brasileiro é composto ainda por tropas de elite, especializadas em missões não convencionais, como a Brigada de Operações Especiais, a Brigada de Infantaria Paraquedista, além das especializadas em defender o bioma nacional.

No setor educacional, o exército desenvolve projetos de pesquisa, na área científico-tecnológica, através do IME (Instituto Militar de Engenharia), uma das melhores faculdades do país.

Quanto aos veículos blindados, entre carros de combate, veículos de tropa e outros, possui uma quantidade bem maior que as outras forças do Brasil.

Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de duzentos mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

DIA DE SANTO EXPEDITO.

Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.

Ele levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou "cras....! cras....! cras....!" palavra latina que quer dizer: amanhã...! amanhã...! amanhã...!, isto é deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!

Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!



É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.
No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios e dificuldades da vida. Conhecido como "o santo das causas urgentes".

Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã.

Ele atende sua ajuda hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.

A tradição apresenta Santo Expedito como sendo o chefe da 12ª Legião Romana, cognominada "Fulminante": nome dado em memória de uma façanha que se tornou célebre. Essa legião localizava-se em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Era formanda em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos.

Santo Expedito destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina.

domingo, 18 de abril de 2010

HOJE:DIA DO LIVRO INFANTIL NO BRASIL.




MONTEIRO LOBATO é o precursor da literatura infantil no Brasil.Em sua homenagem,o dia de seu nascimento é o Dia do Livro Infantil .

Biografia, obras e estilo literário

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.
Postagem consultada no Google.


O LIVRO.
O Livro,bom companheiro,
Que nos leva a viajar,
Percorrendo o mundo inteiro,
E cada página a folhear.

Com uma boa leitura,
Estamos a nos deleitar,
Pois leva uma criatura,
Ao lazer e a sonhar.

Cuidar bem dos nossos livros,
É dever do bom leitor,
Através de bons artigos,
Exaltar o seu valor.

Esse simples objeto,
Que nos leva a ter carinho,
Tratá-lo com todo afeto,
Com sentimento e amor,
O livro deve estar perto
Da mesa do bom leitor
Publicado:16/07/2008.
Código do Texto: T108.3586
Rosamaro

sábado, 17 de abril de 2010

ANIVERSÁRIO DA PROFa. LAURA IRUZUM



Hoje,está comemorando seu 90º. Aniversário,a emérita professora Laura Machado Iruzum.
A professora Laura Iruzum foi Coordenadora Regional de Educação da 5ª. CRE durante muitos anos,até sua aposentadoria.Atendia vários Municípios,na época:Pelotas (Sede ),Herval,Jaguarão,Arroio Grande,São Lourenço,Piratini,Canguçu,,...
Pessoa de verdadeira dedicação à causa da educação,solidária aos problemas dos menos favorecidos,exercendo grande influência no meio social de Pelotas.
Sua filha,a professora Regina Machado Iruzum,que também foi Coordenadora Regional de Educação da 5ª. CRE,na época em que me aposentei,liderou uma bela recepção para os amigos e colegas,Dunas Clube,hoje ,17/04/2010,às 17h30min.
Para homenageá-la,publiquei no jornal Diário Popular ,aqui de Pelotas, a poesia que segue abaixo :
PARABÉNS MESTRA.
L- Levou uma vida dedicada,
A – Amando a obra da educação,
U – Uma emérita mestra consagrada,
R – Refletindo no seu bom coração,
A – Amor e caridade com louvor.

I – Influindo na esfera social,
R – Reflexo da sua grande bondade,
U – Uma dama de alma angelical,
Z - Zelando pelo bem da sociedade,
U – Ufana-se da missão profissional,
M – Meus votos de muitas felicidades.

Homenagem à Professora Laura Machado Iruzum,
pelo seu 90º. Aniversário.

Maria Rosaura Prestes Amaro.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CULINÁRIA : CUCA INGLESA.


PARA UM SABOROSO CHÁ NESTE FIM DE SEMANA.

CUCA INGLESA.

1-½ kg de farinha de trigo.
2-3 xícaras rasas de açúcar.
3-1 xícara de leite.
4-2 colheres de sopa de margarina.
5-2 colheres de sopa de banha (óleo ).
6-1 ½ colher de sopa de fermento Royal.
7-4 ovos.
8-3 bananas.
9-Canela em pó.
Maneira de fazer:
Junta-se a margarina,o óleo e o açúcar ,misturando-os.
Colocam-se os ovos inteiros 1 a 1.
Por fim,coloca-se o leite,a farinha e o Royal.
Leva-se ao forno.
Quando começar crescer no forno,põe-se banana em fatias e canela em pó misturada com açúcar.
Fure com um palito e se este sair seco, a cuca estará pronta

quinta-feira, 15 de abril de 2010

VAMOS A VIDA ENCANTAR.



Tenha coragem em todas as circunstâncias da vida.
Por piores que lhe pareçam as dificuldades,tenha a certeza de pode superá-las com a persistência e a força que provém de seu íntimo.
Deus está dentro de cada um de nós,pronto a dar-nos energia e vigor,ânimo e incentivo.
Confie na bondade do Pai,que jamais desampara nenhum de seus filhos.

Livro: MINUTOS DE SABEDORIA.
Autor: Carlos Torres Pastorino.


Vamos a vida encantar,
Com alegria e prazer,
Pra podermos desfrutar,
Tudo que é bom de viver.

Ter uma vida sadia,
Repleta de otimismo,
Fazer dela a sinfonia,
E um verdadeiro lirismo.

Saber bem usufruir,
Bons momentos aproveitar,
Sem deixar de assim lutar,
E vencer os obstáculos,
Que muitas vezes nos servem,
Para a vida encantar.
Rosamaro.

terça-feira, 13 de abril de 2010

115 ANOS DO FUTEBOL BRASILEIRO.




CHARLES MILLER:O PAI DO FUTEBOL BRASILEIRO.


Charles William Miller é o "pai do futebol brasileiro". Filho de um inglês e de uma brasileira, nasceu perto da estação de trem do Brás, na época um bairro nobre de São Paulo. Aos 9 anos, foi estudar na Europa. Desembarcou em Southampton, no extremo sul das ilhas britânicas, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School. Tinha um estilo de jogo alegre e malandro, características que marcariam o futebol brasileiro para sempre. Depois de 10 anos na Inglaterra, Charles Miller retornou ao Brasil, em 1894, trazendo na bagagem duas bolas da marca Shoot, fabricadas em Liverpool e que ele ganhou de presente de um companheiro no time de Southampton, que mais tarde se tornaria presidente da Liga Inglesa, a primeira associação de futebol do planeta. Também vieram com Miller uma bomba de ar, dois uniformes e um grosso livro de regras. A história completa de Charles Miller é contada nesta biografia escrita pelo historiador John Mills. O livro traz detalhes inéditos da carreira, do casamento, do time de coração, dos negócios, da família de Miller. Tem também documentos e fotografias nunca antes publicados, num verdadeiro resgate da memória do futebol brasileiro. O leitor irá conhecer até os bastidores da primeira partida de futebol do Brasil, que aconteceu no dia 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo. As equipes eram formadas por ingleses radicados na capital paulista. O São Paulo Railway, time de Charles Miller, venceu a Companhia de Gás por 4 x 2. Entre 1902 e 1904, jogando pela equipe do SPAC, Miller se tornou tricampeão paulista. Foi artilheiro do campeonato por duas vezes. Jogou no clube até 1910, quando encerrou a carreira. Depois disso, acredite, o pai do futebol brasileiro atuaria como árbitro .

FORTALEZA/ CE -284 ANOS-PARABÉNS !





FORTALEZA : 1726 - 2010 :284 ANOS.
Fortaleza é a capital do estado brasileiro do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua permanência no local entre 1637 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".

Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2.505.552 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 8.001 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil[5] e a 91ª mais populosa do mundo.[6] A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3.655.259 habitantes,[5][7] sendo a sétima mais populosa do Brasil, e a terceira do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece como metrópole da terceira maior rede urbana do Brasil em população.[8] É a quarta cidade do mundo em concentração de renda e desigualdades sociais, tomando como base moradia e educação.
Fortaleza, tendo o 15º[4] maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 24,4 bilhões de reais, é um importante centro industrial[9] e comercial do Brasil, com o sétimo[10] maior poder de compra do país. No turismo[11], a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior[12] parque aquático do Brasil, Beach Park. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.

Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

Consulta do Google.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

REFLEXÃO PARA O DIA DE HOJE.



A felicidade é sua.
Ela lhe pertence.Para senti-la bem no fundo do coração,trabalhe com os pensamentos positivos,com a esperança,com a paz.
A felicidade está junto a você,e não escondida na imensidão dos céus.
Ponha,bem aprofundado,que,para ser feliz,e isso cada vez mais,você necessita fazer o bem,abrir bons sorrisos,ser verdadeiramente amigo,pensar em Deus e reconhecer virem dELE as suas qualidades.
A sua vida é preparação para a felicidade eterna.
Quem faz o bem é feliz mesmo sem pensar na felicidade.
Do livro:SABEDORIA TODO DIA.
Autor: Lourival Lopes.

domingo, 11 de abril de 2010

O CASTELO DE PEDRAS ALTAS /RS.



O CASTELO DE PEDRAS ALTAS.

Ao ler o Diário Popular,jornal de minha cidade,vi um título em destaque:UM GRITO DE SOCORRO NO MEIO DO PAMPA.
Era um artigo ,escrito por Joice Bacelo,referindo-se à Deterioração do Castelo de Pedras Altas,colocando em risco um dos patrimônio do Rio Grande do Sul,o que é lamentável.
O Castelo de Pedras Altas foi construído por Joaquim Francisco de Assis Brasil,reconhecido político,diplomata,escritor e pecuarista do início do século passado—como prova de amor a sua segunda esposa,no ano de 1909.
Erguido com pedras de granito,o local possui 44 cômodos,repletos de histórias que contam desde o presença de amigos ilustres até revoluções realizadas.Os móveis da fortaleza todos em madeira maciça vieram de Paris.Na parede ainda sobrevive intacto,o relógio que pertenceu a Bento Gonçalves.Há fotografias de autoridades e personalidades que marcaram o mundo,como o retrato de uma brincadeira entre Assis Brasil e o Pai da Aviação,Santos Dumont.
No Castelo até os vidros quebrados tem história.Lembram a época da invasão dos republicanos durante a Revolução Farroupilha.
A Biblioteca guarda 15 mil livros,entre clássicos em inglês,francês e latim.
O Castelo sempre foi habitado pela família.Hoje é sua neta quem toma conta do local,com a ajuda das filhas e de uma funcionária.
A recuperação total do Castelo está orçada em 8 milhões de reais.

sábado, 10 de abril de 2010

ACIDENTE AÉREO MATA PRESIDENTE DA POLÔNIA.



Varsóvia, 10 abr (EFE).- O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, se referiu ao acidente aéreo ocorrido hoje na Rússia, no qual morreu o presidente do país, Lech Kaczynski, como uma tragédia jamais vista no mundo, na qual morreram os responsáveis pelas mais importantes instituições polonesas.

PUBLICIDADE

"Um drama como este nunca se viu no mundo moderno", lamentou Tusk, quem anunciou seu deslocamento imediato para Smolensk (Rússia), local do acidente, onde deve se encontrar com o colega russo, Vladimir Putin.


"Morreram os chefes das instituições estatais mais importantes, parlamentares, membros da tripulação, sacerdotes, comandantes das Forças Armadas, o vice-presidente do Parlamento e líderes de partidos políticos", acrescentou.


Tusk também transmitiu seus pêsames às famílias dos mortos, "nossos amigos e conhecidos", disse.


Desde que a notícia começou a ser divulgada no país, centenas de poloneses chegam a todo instante ao palácio presidencial para depositar flores, acender velas e assinar o livro de condolências.


A morte de Kaczynski, com a queda do avião presidencial nesta manhã no aeroporto russo de Smolensk, sacudiu à Polônia.


Em seguida ao acidente, o primeiro-ministro Tusk convocava urgentemente o Governo e decretava uma semana de luto oficial.


Kaczynski, de 60 anos e presidente polonês desde 2005, faleceu como os demais ocupantes do avião presidencial que caiu ao se aproximar do aeroporto russo.


O presidente viajava acompanhado da mulher, Maria, e de uma delegação formada por altos representantes, que seguiam para assistir aos atos em memória dos soldados poloneses assassinados, por ordem de Stalin, pelos serviços secretos soviéticos, em Katyn, em 1940. EFE
DO YAHOO,NOTÍCIAS/10/04/2010.



BRASIL ENVIA CONDOLÊNCIAS:
Lula enviou ainda uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, e ao presidente interino, Bronislaw Komorowski, que foi divulgada hoje no site do Ministério das Relações Exteriores. "Recebi, com profunda consternação, a notícia do trágico acidente aéreo que vitimou o Presidente Lech Kaczynski, sua esposa e grande número de autoridades polonesas. Em nome do povo e do Governo brasileiros, e em meu próprio, transmito a Vossa Excelência e ao povo polonês as mais sinceras e fraternas condolências. Neste momento de dor e de perda, esteja seguro de poder contar com a plena solidariedade do Brasil e com os laços históricos de amizade que unem brasileiros e poloneses", afirmou o presidente na nota.


O chanceler brasileiro, Celso Amorim, também enviou uma mensagem de condolências ao ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski. "Reitero a Vossa Excelência a solidariedade do Brasil com a Polônia, país ao qual estamos ligados por grande comunidade de imigrantes e profundos laços de amizade e cooperação. Neste momento de luto nacional, peço que transmita aos familiares das vítimas as mais sentidas condolências e a solidariedade de todo o povo brasileiro

sexta-feira, 9 de abril de 2010

DESLIZAMENTOS NO MORRO DO BUMBA /RIO.



Estudos alertaram a prefeitura sobre risco no Morro do Bumba
Silvia Salek, de Londres, e Fabrícia Peixoto, de Brasília




Engenheiro elaborou plano de prevenção que não saiu do papel
As autoridades municipais de Niterói haviam sido alertadas por pelo menos dois estudos da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre o risco apresentado pela ocupação irregular no Morro do Bumba em Niterói, no entanto, nenhuma medida concreta foi adotada com base nas recomendações apresentadas.

Regina Bienenstein, coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (Nephu) da UFF, foi autora de um desses projetos.

Em um trabalho encomendado pela gestão anterior da prefeitura de Niterói, ela esteve no local em março de 2004. Já haviam ocorrido desabamentos e a prefeitura, ciente da ocupação irregular no antigo lixão, queria ter um diagnóstico mais claro do problema e definir que projetos seriam necessário àquela área.

"A situação de risco estava clara. Parte dos 400 moradores estavam em cima do antigo lixão. As autoridades sabiam", disse à BBC Brasil.

O projeto de 2004 recomendava uma série de medidas, entre elas o remanejamento das famílias que ocupavam o lixão para uma área adjacente que não corria risco de deslizamentos.

"Era possível acomodá-las dentro do próprio assentamento (...) Não houve resposta ao meu projeto. Houve a eleição, o comando dos órgãos mudou e isso ficou esquecido", acrescentou.

Em declarações à imprensa, o atual prefeito de Niterói admitiu saber que havia uma comunidade construída em cima do lixão, mas alegou não ter conhecimento do risco.

Além do projeto do núcleo coordenado pela especialista, outro estudo de 2004, do Instituto de Geociência da UFF, constatou que a área do Morro do Bumba era de alto risco.

Córregos de chorume

A professora documentou as condições no Murro do Bumba em fotos que mostram casas em cima do lixão e chorume (líquido originado da decomposição de resíduos orgânicos) escorrendo por entre as construções.

Segundo Bienenstein, a tragédia no Morro do Bumba "é resultado de um processo de urbanização predatório que não considera toda sua população como parte da cidade".

A prioridade, agora, segundo ela, deve ser incluir nos planos de habitação que os municípios têm de apresentar até dezembro deste ano ao Ministério das Cidades análises e iniciativas concretas para lidar com o problema.

"Os planos têm também de identificar áreas vazias nas cidades, estoques de imóveis vazios que possam servir de opção para o remanejamento", disse.

Segundo ela, indenizar famílias não costuma dar bons resultados.

"Muitos acabam comprando outras posses em áreas também de risco para continuar perto do trabalho", disse a especialista em Arquitetura e Urbanismo.

Outras áreas

Além dos dois estudos sobre o Morro do Bumba, a Universidade Federal Fluminense (UFF) também apresentou à Prefeitura de Niterói, em 2007, um plano detalhado sobre como resolver o problema de 142 áreas de risco em 11 regiões do município.

O plano, financiado pelo Ministério das Cidades e entregue à prefeitura dois anos atrás, traz diagnósticos, além de sugestões de soluções e fontes de financiamento.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFF e coordenador da pesquisa, Elson Antônio Nascimento, o plano também nunca saiu do papel.

"A prefeitura sempre busca a universidade para discutir a implementação desses projetos, mas isso não passa de discurso. O governo federal poderia, sim, exigir essa implementação em contrapartida à transferência de recursos", disse à BBC Brasil.

Nascimento esteve no Morro do Bumba oito anos atrás para avaliar um deslizamento de encosta que deixou uma vítima. "A presença de gás metano, oriundo da decomposição de matéria orgânica, era o principal risco", disse.

Nesta sexta-feira, o reitor da UFF, Roberto Salles, se reúne com autoridades municipais e especialistas da universidade para formar um grupo que possar atuar na reestruturação das áreas da região metropolitana atingidas pelas chuvas dos últimos dias.

BBC BRASIL /09/04/2010.

TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO.

REFLEXÃO PARA O DIA DE HOJE.


REFLEXÃO PARA O DIA DE HOJE.
A vida é de rosas.
Mas pode-se indagar:Como assim,se nela há contratempos,sustos,espinhos?
A questão não é o que lhe acontece de bom ou ruim.É como você trata o que acontece.
Se vem contratempo,o susto,a dificuldade,e você resiste,confia em si e age,esses espinhos nada são.
S vida é de rodas,de paz,de alegrias,quando você considera que tudo nela existe para o seu bem,o seu progresso.
Seja alegre.
Há rosas na vida de quem tem um jardim no coração.

Livro:SABEDORIA TODO DIA.
Autor: Lourival Lopes.