DIA DO TRABALHO

sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.


Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.

Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down , médico britânico que descreveu a síndrome em 1862 .1 A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune .2 , que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.3 É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos.
Fonte de Consultas:GOOGLE e DIÁRIO POPULAR DA CIDADE DE PELOTAS.

" CaminhaDown celebra Dia Internacional
Com o tema É apenas um cromossomo a mais, Caminhadown convida a comunidade pelotense a refletir sobre distúrbio genético

Tweetar Indicar Corrigir Comentar voltar A CaminhaDown marcará o Dia Internacional da Síndrome de Down em Pelotas. O evento está marcado para ocorrer às 9h30min desta sexta-feira e a concentração será na rua Andrade Neves, ao lado do Mercado Público.

De acordo com a organizadora do evento e coordenadora do projeto de Extensão Nossos Caminhos, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gilsenira Rangel, a ideia é lutar contra o preconceito e apresentar para a sociedade uma nova visão desta síndrome. “Nesta caminhada, os atores principais são pessoas com Down e queremos chamar a atenção para a aceitação da deficiência”, explica.

A caminhada passará pelo calçadão da Andrade Neves e chegará à rua Voluntários da Pátria. Haverá a distribuição de panfletos informativos alusivos ao dia.

Sesi lazer inclusivo
Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência, o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizará neste sábado o evento Sesi Lazer Inclusivo: Cultura e Esporte. Com uma programação diversificada dentro do âmbito esportivo e cultural, realizará competições esportivas não competitivas e outras atividades: atletismo, salto em distância, arremesso de peso, oficina de pintura em rostos, cinema para cegos com filmes com audiodescrição, teatro de bonecos, entre outras.

De acordo com o gerente de operações do Sesi, Leonardo Dias Santana, o Sesi Lazer Inclusivo pretende promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) e sem deficiência. O acontecimento contará com as instituições de Pelotas, como a Apae, Associação de Cegos, Associação de Cadeirantes e a Escola de Educação Especial Louis Braile.

Já no dia 27, a Apae de Rio grande irá realizar o projeto Famílias e Integração. Este apresentará aos pais dos alunos palestras sobre os hábitos de higiene, benefícios e assistência e também sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A coordenadora pedagógica da Apae em Rio Grande, Jussara Lisboa, explica que o portador da síndrome de Down possui um potencial a ser desenvolvido mesmo que o processo seja mais lento. “A adaptação na sociedade depende da convivência normal com todos, pois as suas experiências dependerão da vivência dele”, explica.

Saiba mais
A Síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil está presente em todas as raças. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46, que se formam normalmente. O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. (Fonte: Apae Brasil)

O Dia Internacional de Síndrome de Down faz parte do calendário oficial de 193 países que pertencem às Nações Unidas (ONU)."
DIÁRIO POPULAR DE 21/03/2014.PELOTAS/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário