DIA DO TRABALHO

quinta-feira, 1 de julho de 2010

SEMANA DE PELOTAS-DE 1 A 7 DE JULHO--198 ANOS.



HISTÓRICO:
Pelotas tem sua origem, como núcleo urbano em 1780 com o advento das charqueadas. Apoiadas no trabalho escravo geraram enorme riqueza para região e ocasionaram grande crescimento populacional. Em 1832, ano em que Pelotas atingiu a condição de vila de São Francisco de Paula, período em que foi construída a atual praça Cel Pedro Osório, um dos primeiros teatros do Brasil e alguns casarões, já no ano de 1835 a vila recebe o título de cidade de Pelotas, nome originário da “Pelota”, embarcações de couro e cortiça, utilizada para a travessia de rios.

A Indústria do Charque prosperava cada vez mais, um período de extrema opulência para a cidade, há um refinamento no trajar, nos hábitos, nas moradias e na cultura da elite.

Os charqueadores, muito enriquecidos pelo êxito de sua economia, construíram no meio urbano verdadeiros palacetes, casarões com grandes espaços e luxuosos. Assim, foram importados da Europa diversos elementos arquitetônicos que compõe o nosso tão significativo patrimônio histórico, entre eles destaca-se torres de relógios, chafarizes, bebedouros e coretos, consagrando Pelotas como o maior patrimônio arquitetônico eclético do Brasil.

Pelotas, uma cidade para descobrir

A Cidade de Pelotas, presente em cada pedra das ruas, nos mosaicos das calçadas ou nas formas dos estuques, a história do povo pelotense se conta e reconta a cada geração. Como nos tachos de cobre, em que são feito os doces, cores, formas, sabores e cheiros, ritmos e etnias, misturam-se formando uma diversidade cultural única. Cidade de nuanças variadas, Pelotas espera seu olhar e sua descoberta.

Dicas para conhecer Pelotas

Igrejas no perímetro central: Catedral São Francisco de Paula, com obras de Aldo Locatelli, e Episcopal do Cristo Redentor com sua arquitetura em harmonia com a bela hera que transforma seu colorido de acordo com as estações do ano.

Mercado Público Central : Ìcone da cidade desde os término de sua construção em 1953 tem na diversidade de produtos oferecidos sua maior peculariedade peixes, louças, calçados e diversos tipos de carnes são os itens mais tipicos. Há também varios bares e lancherias, e se a necessidade for um corte de cabelo, exietem a sua volta a mais tradicionais barbearias de nossa cidade

Teatro Guarany, palco de tantas apresentações culturais e rico na sua história de criação e o Teatro Sete de Abril, um dos mais antigos em funcionamento no Brasil e a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas, criada na província de São Pedro do Rio Grande do Sul e a quarta no Brasil

A Feira Dominical, tradicional ponto de passeio e manifestações culturais. Além da programação habitual, também acontece a Feira de Antigüidades que é atração para visitantes e forasteiros, servindo de vitrine do acervo dos antiquários. Caminhar pelo calçadão do Laranjal, como uma maneira de começar bem o dia ou para um agradável final de tarde, tendo por cenário a maior praia da Lagoa dos Patos, com 40km de extensão. Estendendo o passeio podemos chegar à aprazível praia do “Barro Duro” ou encantar-se com a peculiar “Colônia Z3”, praia de pescadores. São areias brancas com coqueiros alinhados que embelezam os balneários: Santo Antônio, Valverde e dos Prazeres e não deixe de conhecer o CELA, centro eqüestre do laranjal..

Os Museus são uma ótima opção de lazer, entretenimento e cultura. Pelotas dispõe dos museus: Leopoldo Gotuzzo - Artes, Carlos Ritter – História Natural e o Parque Museu da Baronesa. Um doce passeio na história de Pelotas. Tour Temático Histórico-Cultural oferecido pelo Gptur - Grupo Pelotense de Guias de Turismo. Um convite a uma volta no tempo... História contada por diferentes personagens das décadas de 20 e 30.

O nosso Arroio Pelotas apresenta recantos belíssimos, verdadeiros regalos da natureza. Um passeio por suas águas tranqüilas
Quem quiser conhecer o início da nossa história é só chegar na Charqueada São João e Charqueada Santa Rita que desfrutará de momentos inesquecíveis em contato com sua história, seus objetos peculiares, e natureza envolvente.

Colônia de Pelotas - passeios pelo interior de Pelotas e de municípios vizinhos, percorrendo trilhas, costeando arroios, visitando famílias que recebem os turistas com a tradicional hospitalidade, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer diferentes costumes e experimentar sua deliciosa culinária.

Para os amantes da Noite, Pelotas dispões de diversas casas noturnas, com show ao vivo e pistas de dança, vale a pena conferir.

Pelotas conta com uma diversificada Gastronomia, herança dos colonizadores, são Pubs, Tabernas, Churrascarias e Pizzarias que encantam o visitante.
a cidade revive os feitos Farroupilhas com o Caminho Farroupilha, uma rota que reúne 07 municípios do sul do Brasil, na cidade de Pelotas o turista poderá conhecer as características sócio-econômicas que permearam a Revolução Farroupilha.

BRASÃO:
Coroa da Cidade - É constituída de 5 torres; identifica a cidade.
Espiga de Arroz - Representa a maior fonte de economia da região.
Índio - Remando em uma pelota de couro que deu o nome da cidade. Foi alterado, pois era um índio nadando e puxando a pelota.
Ramo de Louro - Assinala o aniversário da cidade.
Boi - Lembra as Charqueadas, origem de Pelotas.
Obelisco - Monumento erguido durante a Monarquia por Idealistas Republicanos. É o marco inicial do povoamento da cidade.
Cruz de Malta - Homenagem aos portugueses
Rosa - Símbolo da caridade do Patrono São Francisco de Paula.
Dentro da roseta, encontram-se as letras:
S
F D P
C

Caritas de São Francisco de Paula.
O brasão foi feito em comemoração aos 150 anos de Pelotas, em 24 de outubro de 1961, por Artur Henrique Foerstnow.
HINO
Salve,salve,ó Pelotas querida
Formosíssima terra do Sul
Tens coberta de glória a vida
Como é lindo o teu céu tão azul.

Não há terra no mundo grandiosa
Que te iguale no esplêndido brilho
De Pelotas a terra formosa
Tenho orgulho também de ser filho.

No teu seio aparece,fulgura
Alegria,instrução e valor
São Gonçalo baixinho murmura
A canção da saudade e do amor.

Salve,salve, ó Pelotas querida...

Hei de sempre Pelotas te amar
E trazer-te na minha memória
Aprendi no teu seio a chorar
E a sorrir nos momentos de glória.

Meus avós te souberam amar
Com orgulho, carinho e respeito
E ao morrer me fizeram herdar
Esse amor que conservo no peito.

Salve,salve, ó Pelotas querida
Formisíssima terra do Sul
Tens coberta de glória a vida
Como é lindo o teu céu tão azul

Música de Romeu do Lago Tagnin e versos de Hipólito Lucena

Várias fontes de Consulta.

2 comentários:

  1. Estimada Amiga e Ilustre Historiadora,
    Sinceros votos formulo para que a Princesa do Sul,tenha uma semana linda e seus habitantes possam disfrutar de todos os eventos.
    Meus sinceros parabéns pela passagem de mais um aniversário, da sua criação como cidade.

    ResponderExcluir
  2. PREZADA Sra.
    SOU SOBRINHA-NETA DO MAESTRO "ROMEU DO LAGO TAGNIN"-e não "RAMOS TAGNIN"- AUTOR DA MÚSICA DO HINO A PELOTAS.
    CASO RESPONDA MEU COMENTÁRIO, SABEREI PARA QUAL E-MAIL PODEREI ENVIAR A IMAGEM DA PARTITURA MUSICAL DO HINO A PELOTAS.
    ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO COM A CONSTRUÇÃO DESTA BELA HOMENAGEM QUE A Sra.ESTÁ FAZENDO À NOSSA CIDADE E AOS SEUS VALORES.
    CORDIALMENTE.
    MARGOT FETTER COSTA/neta da "soprano dramático" JULIETA TAGNIN LIMA
    E-MAIL: mfetter_costa@hotmail.com

    ResponderExcluir