DIA DO TRABALHO

domingo, 6 de junho de 2010

FESTAS JUNINAS.





FESTAS JUNINAS.
Para nós ,do Hemisfério Sul,o mês de junho se caracteriza pela chegada do Inverno ,dia 21;estação do ano em que prevalece o frio,com temperaturas próximas e até inferiores a zero graus C.
Minha cidade,Pelotas,fica bem ao sul do Brasil;aqui o inverno é rigoroso com alto índice de umidade,com geadas e com o vento seco e frio,característico do Estado Gaúcho, o Minuano.
Nesse mês também evidencia-se a tradição ,trazida para o Brasil pelos portugueses,durante o período colonial, e depois com influência dos franceses,as Festas Juninas em que são homenageados os santos: Santo Antônio(13),São João(24) e São Pedro(29).Os festejos duram o mês inteiro com fogueiras,fogos de artifícios,danças folclóricas,principalmente a Quadrilha .
Há também muitas iguarias da culinária de cada região brasileira:pipocas,pé-de-moleque,amendoim,rapadura,cocada,broa de fubá,batata doce,pamonha,milho cozido,canjica,pinhão,etc...;bebidas como quentão e caipirinha.
Santo Antônio,é também conhecido como santo casamenteiro,pois as moças rezam,fazem promessas e adivinhações para saberem com quem vão casar ou para arrumarem um namorado.
Na Região Nordeste do País,os festejos transformaram-se em atração turística,uma das bases econômicas da Região.Há concurso de dança como quadrilha e forró.
Antigamente como o santo mais homenageado era São João,chamava-se Festa Joaninas,mas com passar dos tempos,como haviam muitos festejos no mês,passou-se a denominar-se Festas Juninas,referindo-se ao mês de junho.
Nessa época as escolas também festejam os santos do M~es com desenhos e cantigas.

Um comentário:

  1. Estimada Amiga e Ilustre Historiadora Dra. Rosauro,
    Cá por Macau, também se festeja esta quadra Joanina, não com festejos tão belos como são os festejados nesse belo país Irmão.
    Em Portugal sim, o mês de Junho é o mês das Romarias, S. António, S.João e S. Pedro.
    Hoje dia 7 de Junho foi assinado o Tratado de Tordesilhas que deu a Portugal esse maravilhoso país chamado Brasil.
    Para mim este mês é de más recordações, visto ter sido no dia 13, dia de S. António, que Deus chamou até si o meu extremoso Pai.
    Dia 10 é festejado o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas para mim pouco me dizem, visto que a sigla existente no local onde trabalhei durante anos dizia: HONRAI A PÁTRIA QUE A PÁTRIA VOS COMTEMPLARÁ, porém na realidade a história e outro, Desprezo nada mais.

    ResponderExcluir