DIA DO TRABALHO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jornais dizem que seleção dá lição de futebol, samba e convence.





A vitória de 3 a 0 sobre o Chile fez a seleção brasileira ser muito elogiada em sites de jornais de outros países.

A "Gazzetta dello Sport", da Itália, deu amplo destaque a uma foto de Luis Fabiano à frente de Kaká e escreveu que o Brasil deu uma lição de futebol ao Chile, com três gols, velocidade e potência
Também foi destacado pelo jornal italiano que a equipe chilena dirigida por Marcelo Bielsa tentou fazer valer a sua técnica, mas a força dos comandados de Dunga fizeram a diferença.

O espanhol "Marca" afirmou que o Brasil convenceu e agora espera pela Holanda, adversária de sexta-feira, pelas quartas de finais. Segundo o texto, a seleção passou por cima e os gols de Juan, Luis Fabiano e Robinho ratificaram a superioridade do time brasileiro.

O jornal português "A Bola" também elogiou muito a apresentação e escreveu que a seleção sambou rumo às quartas de final da Copa da África do Sul.
DA Folha.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

GRUPO G: OS FAVORITOS.


BRASIL: Sob o comando do técnico Dunga, o selecionado pentacampeão mundial voltou a ter grandes atuações. A equipe chega à África do Sul após vencer a Copa América e a Copa das Confederações da FIFA e terminar em primeiro lugar as eliminatórias sul-americanas. Comandada em campo pelo meia-atacante Kaká, a seleção canarinho conta também com a ótima fase de Júlio César, considerado um dos melhores goleiros do mundo na atualidade. Com coadjuvantes com Maicon, Robinho e o matador Luís Fabiano, o Brasil entra no páreo como o país a ser batido.

PORTUGAL: Os comandados de Carlos Queiroz passaram com dificuldades pelas eliminatórias, mas o treinador nascido em Moçambique terá muito talento ao seu dispor. Boa parte virá dos pés de Cristiano Ronaldo, um jogador capaz de decidir qualquer partida. A possível presença no selecionado lusitano dos brasileiros Pepe, Deco e Liédson dará um atrativo a mais ao clássico entre os dois países que têm em comum a língua portuguesa.

Consulta : Jornal Última Hora.

Na próxima sexta-feira (25/06), o Brasil vai jogar com Portugal, dessa vez a nossa Seleção entrará em campo sem Kaká devido a expulsão, sei que isso todos já sabem. Elano mesmo treinando, deve ficar de fora, a pancada que ele sofreu não sara totalmente em tão pouco tempo, embora as notícias que chegam é de que ele está bem. Sim, está bem mas não para correr noventa minutos, não precisa ser especialista para entender. Daniel Alves e Julio Baptista treinaram entre os titulares e devem jogar.

O que não devemos é esmolecer, esfriar a torcida só porque o elenco estará desfalcado, nada disso, sabemos e reconhecemos o talento de Kaká e Elano mas temos um banco muito bom. Os jogadores que estão na Seleção como reservas, na verdade não são, eles atuam em seus clubes com muito destaque.

Em um time de futebol, são onze dentro de campo, o que quer dizer que mesmo um ou outro tendo maior visibilidade em suas atuações, todos atuam juntos no apoio para alcançar bons resultados.

A Seleção de Portugal entrará em campo com muita confiança depois da última vitória por goleada mas não vamos nos intimidar.
Por Sílvia Baptista.

domingo, 20 de junho de 2010

BRASIL DÁ SHOW DE BOLA !




O jogo do Brasil contra a Costa do Marfim é decisivo para uma classificação antecipada para a próxima fase da Copa do Mundo de 2010.

Com a vitória, não é necessário nem aguardar pelo jogo contra Portugal, na sexta-feira, já que com seis pontos a classificação estará garantida.

No primeiro tempo de jogo, a Costa do Marfim começou avançada (o que foi bom para o Brasil), porém, pode-se notar nitidamente a diferença de qualidade entre um time e outro. A Costa do Marfim é um time que adora alçar bolas na área adversária, jogada que muitas vezes não termina bem.

O Brasil, conseguiu aproveitar bem um dos únicos chutes a gol do primeiro tempo, e Luís Fabiano marcou 1 a 0 para a Seleção Brasileira, após belo passe de Kaká.

No segundo tempo, a Costa do Marfim foi deprimente. Esqueceram de jogar bola, e começaram a bater nos jogadores brasileiros. Para ajudar, o fraquíssimo juiz da partida não tinha pulso firme, e deixou o jogo rolar frouxo. A lambança ficou completa com a expulsão injusta de Kaká, perto do final do jogo.

De qualquer forma, o Brasil conseguiu ainda marcar outras duas vezes, com Luís Fabiano e Elano. 20 | 06 | 2010 21.22H
BRASIL BATE COSTA DO MARFIM ( 3 x 1 ) E ESTÁ NAS OITAVAS DE FINAL.

A selecção brasileira qualificou-se para os oitavos de final após derrotar a Costa do Marfim por 3-1, num jogo que ficou marcado pelo bis de Luis Fabiano e pela caricata expulsão de Kaká, que afasta o jogador do Real Madrid do encontro frente a Portugal.

Depois de uma estreia pouco conseguida diante da Coreia do Norte, os brasileiros rubricaram uma exibição de alto calibre no seu segundo jogo. Pela frente, com Drogba de início, esteve uma Costa do Marfim que entrou optimista e saiu relegada a um plano secundário. O palco foi canarinho.

Fabulosos foram os dois primeiros golos, com marca daquele que é conhecido, precisamente, como o "O Fabuloso". Luis Fabiano, que representa o Sevilha e já jogou no FC Porto, assinou duas obras de arte. A primeira na pujança e colocação junto à trave do remate de pé direito; a segunda numa aventura a solo culminada com um pontapé rasteiro de pé esquerdo, mas ferido de ilegalidade - o dianteiro controlou a bola com o braço por duas vezes na sequência do lance.

Seria já depois de Elano encostar para o 3-0, na segunda assistência de Kaká, que este recebeu ordem de expulsão por acumulação de amarelos. As repetições do lance que a precipitou mostram que o médio do Real Madrid nada fez para merecer a segunda cartolina, tendo o jogador da Costa do Marfim sido premiado pela queda que simulava uma agressão inexistente. Drogba reduziria perto do apito final, mas sem consequências na entrega dos pontos.

A vitória coloca Kaká fora das opções de Dunga frente à selecção portuguesa, que amanhã defronta a Coreia do Norte, e não garante ao Brasil o primeiro lugar no Grupo G. Ao cabo de dois jogos, o conjunto de Robinho e companhia lidera com seis pontos, enquanto Costa do Marfim e Portugal somam um e a Coreia do Norte nada tem a registar.
do JORNAL O GIRASSOL.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ADEUS,JOSÉ SARAMAGO.


José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não perfizera três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas.

No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".

Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias". Desde 1976 vive exclusivamente do seu trabalho literário.

Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago‎ .

--------------------------------------------------------------------------------
[Obras] [Livros Traduzidos]
[Congressos e Conferências]
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
[Prémios] [Doutoramentos]
[Condecorações]
--------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MORRE BERNARDO DE SOUZA-EX-PREFEITO DE PELOTAS.





Aos 67 anos de idade,morre em Porto Alegre,o Ex-Prefeito de Pelotas,Bernardo de Souza,natural da cidade de Pedro Osório.Político,que lutava contra uma doença degenerativa,sua carreira ficou marcada pela ética e por leis consideradas pioneiras no Rio Grande do Sul,como leis em defesa do patrimônio histórico e à transparência na administração pública.
Antes de entrar para a carreira política,formado em História pela Universidade Católica de Pelotas e em Direito pelo Universidade federal de Pelotas.
Como professor, lecionou na Escola de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes,onde
fomos colegas,pessoa de dígna admiração,considerado um político exemplar.Foi Secretário de Educação do Estado e duas vezes Prefeito de Pelotas e Deputado Estadual por três mandatos consecutivos.
O velório foi realizado no Salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa em Porto Alegre.Seu corpo será cremado e as cinzas serão trazidas para Pelotas ,pois era um desejo dele.
Foi decretado luto oficial por três dias em Pelotas e em todo Estado Gaúcho.
BERNARDO DE SOUZA: 19/12/1942----16/06/2010.
Que Deus lhe receba com muito amor e luzes nessa sua nova caminhada.

terça-feira, 15 de junho de 2010

PARABÉNS BRASIL! 2 x 1...VAMOS EM FRENTE!




Aos poucos chegaremos lá.Pensamento positivo. VALEU!!!!!!

domingo, 13 de junho de 2010

DIA DE SANTO ANTÓNIO: 13 DE JUNHO.




Santo Antonio é doutor da Igreja. Nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Frade franciscano, contemporâneo de São Francisco de Assis. Foi ordenado sacerdote em 1220. No mesmo ano ingressou na Ordem Franciscana, partindo logo depois para Marrocos. Acometido por uma enfermidade durante a viagem viu frustrados os seus planos de missionário no meio dos não-crentes. Foi cozinheiro e levou vida completamente obscura. Percorreu a Europa combatendo os erros doutrinários de sua época. Em 1229 partiu para Pádua, para o convento de Arcella. Morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos.
Consulta : Wikipédia,a enciclopédia livre.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

BATALHA NAVAL DO RIACHUELO :145 ANOS




A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de Junho de 1865 às margens do arroyo Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

Esta é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870
O CENÁRIO:
A bacia do rio da Prata era estratégica para as comunicações entre o Oceano Atlântico e os contrafortes orientais da Cordilheira dos Andes. O transporte de pessoas, animais e de mercadorias era feito pelos rios, uma vez que quase não havia estradas até à segunda metade do século XX. O país que controlasse a navegação de seus rios, mas principalmente a sua foz, controlaria o interior do território e a sua economia.

O Paraguai não tinha uma saída direta para o mar, uma vez que a bacia estava em mãos da Argentina e do Uruguai, este último em constante disputa entre os interesses da República Argentina e do Império do Brasil. Por essa razão, as fortificações mais importantes do Paraguai tinham sido erguidas nas margens do baixo curso do rio Paraguai.

No início do conflito, as tropas paraguaias já haviam ocupado áreas da então Província do Mato Grosso (atual Estado do Mato Grosso do Sul), no Império do Brasil, e da República da Argentina. Se vencessem a batalha do Riachuelo, poderiam navegar livremente pelo rio Paraguai, descer o rio Paraná, conquistar Montevidéu no Uruguai e, de lá, ocupar a então Província do Rio Grande do Sul. Formar-se-ia assim o Grande Paraguai, que se abriria ao comércio atlântico com as demais nações.

O COMBATE.

Batalha Naval do Riachuelo: momento decisivo, quando Barroso põe a pique o Jejui (aquarela do Almirante Trajano Augusto de Carvalho).Embora os paraguaios pretendessem surpreender a Marinha do Brasil no dia 11 de Junho de 1865, cobertos pelo denso nevoeiro da madrugada naquela região e estação do ano, um problema mecânico em uma das embarcações paraguaias fez com que a esquadra de oito navios, sob o comando do Capitão-de-Fragata Pedro Inácio Mezza, chegasse ao local da batalha apenas às 9 horas da manhã, perdendo a vantagem tática.


Local da Batalha do Riachuelo.A esquadra brasileira era comandada pelo Chefe-de-Divisão Francisco Manuel Barroso da Silva, que, após porfiado combate, derrotou a força naval assaltante, tornando impossível a permanência das forças paraguaias em território da Argentina. Destacaram-se em combate as atuações do Guarda-Marinha Greenhalgh e do Imperial Marinheiro Marcílio Dias.

A vitória foi decisiva para a Tríplice Aliança, que passou a controlar, a partir de então, os rios da bacia platina até à fronteira com o Paraguai.
ORDENS:
[ Ficaram famosas na História Militar Brasileira as mensagens transmitidas às embarcações brasileiras pelo Almirante Barroso, através da sinalização de bandeiras:

"O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!" e
"Sustentar o fogo, que a vitória é nossa!"
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batalha Naval do Riachuelo .
Data: 11 de Junho de 1865
Local: Rio da Prata, Argentina
Resultado: Decisiva vitória aliada

Combatentes
Paraguai e Império do Brasil
Comandantes :
Comodoro Pedro Ignácio Mesa e Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva
Forças:
7 navios (36 canhões) mais apoio de terra 9 navios (59 canhões)
Baixas:
400 mortos, centenas de feridos e desaparecidos e 123 mortos, 124 feridos e desaparecidos .

Várias fontes de consulta ;Wikipédia livre do Google.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

BRASIL EM BUSCA DO HEXA...




7 SELECIONADOS PARA A COPA DE 2010.
Alex – Chelsea
Sandro – Internacional
Marcelo – Real Madrid
Ronaldinho Gaúcho – Milan
Paulo Henrique Ganso – Santos
Carlos Eduardo – Hoffenheim
Diego Tardelli – Atlético Mineiro
VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS:
Julio Cesar – Internazionale
Doni – Roma
Gomes – Tottenham Hotspur
Maicon – Internazionale
Daniel Alves – Barcelona
Lucio – Internazionale
Juan – Roma
Luisão – Benfica
Thiago Silva – Milan
Gilberto – Cruzeiro
Michel Bastos – Lyon
Gilberto Silva – Panathinaikos
Felipe Melo – Juventus
Josué – Wolfsburg
Elano – Galatasaray
Ramires – Benfica
Kleberson – Flamengo
Kaká – Real Madrid
Julio Baptista – Roma
Robinho – Santos
Nilmar – Villareal
Luís Fabiano – Sevilla
Grafite – Wolfsburg

domingo, 6 de junho de 2010

FESTAS JUNINAS.





FESTAS JUNINAS.
Para nós ,do Hemisfério Sul,o mês de junho se caracteriza pela chegada do Inverno ,dia 21;estação do ano em que prevalece o frio,com temperaturas próximas e até inferiores a zero graus C.
Minha cidade,Pelotas,fica bem ao sul do Brasil;aqui o inverno é rigoroso com alto índice de umidade,com geadas e com o vento seco e frio,característico do Estado Gaúcho, o Minuano.
Nesse mês também evidencia-se a tradição ,trazida para o Brasil pelos portugueses,durante o período colonial, e depois com influência dos franceses,as Festas Juninas em que são homenageados os santos: Santo Antônio(13),São João(24) e São Pedro(29).Os festejos duram o mês inteiro com fogueiras,fogos de artifícios,danças folclóricas,principalmente a Quadrilha .
Há também muitas iguarias da culinária de cada região brasileira:pipocas,pé-de-moleque,amendoim,rapadura,cocada,broa de fubá,batata doce,pamonha,milho cozido,canjica,pinhão,etc...;bebidas como quentão e caipirinha.
Santo Antônio,é também conhecido como santo casamenteiro,pois as moças rezam,fazem promessas e adivinhações para saberem com quem vão casar ou para arrumarem um namorado.
Na Região Nordeste do País,os festejos transformaram-se em atração turística,uma das bases econômicas da Região.Há concurso de dança como quadrilha e forró.
Antigamente como o santo mais homenageado era São João,chamava-se Festa Joaninas,mas com passar dos tempos,como haviam muitos festejos no mês,passou-se a denominar-se Festas Juninas,referindo-se ao mês de junho.
Nessa época as escolas também festejam os santos do M~es com desenhos e cantigas.

sábado, 5 de junho de 2010

DIA DO MEIO AMBIENTE.




O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:

Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural sem uma massiva intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem
FONTE:Wikipédia,enciclopédia livre.

O HOMEM E A NATUREZA.
O homem está se esquecendo,
De amar a Natureza...
Pois Deus que muito nos amando,
Dotou-a de infinitas belezas.

Os seres nela existentes,
Todos são de utilidade,
Inanimados e viventes,
Cuidá-los e preservá-los,
É dever da humanidade.

Tudo que há na Natureza,
Com certeza tem valor,
Deus dotou-a de riquezas
Para que o homem com amor,
A trate bem,sem maldade...
Para com toda certeza,
Haja paz,felicidade.

Ame mais toda essa Terra,
Preste muita atenção,
Viva em paz,não faça guerras...
Liberte seu coração...
Do sentimento odioso,
Para que tudo que almeja,
Sempre saia vitorioso.

Agradeça ao Bom Deus,
Por tudo que Ele criou...
Embelezando o Mundo,
Com toda a perfeição,
Tenha fé agradecendo,
Com uma bela oração.

Publicado:27/03/2010.
Código do Texto: T 216.2724
Rosamaro.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI--DIA 03 DE JUNHO.





Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
A FESTA NO BRASIL.
Procissão de Corpus Christi, pausa para o Tantum Ergo em Latim. Pirenópolis, Goiás.Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicional.

EM PORTUGAL.

Em todas as 20 dioceses de Portugal fazem-se solenes procissões a partir da igreja catedral, tal como em muitas outras localidades, que são muito participadas. Estas procissões atingem o seu esplendor máximo em Braga, Porto e Lisboa.

Ordenada por D.Dinis, a festa do Corpus Christi começou a ser celebrada em 1282, embora haja referências à sua comemoração desde os tempos de Dom Afonso III.[1] Em Portugal a festa de longa tradição era antigamente celebrada com danças, folias, e procissões em que sagrado e o profano se misturavam. Representantes de várias profissões, carros alegóricos, diabos, a serpe,a coca, gigantones, ao som de gaitas de foles e outros instrumentos desfilavam pelas ruas.[2] Das danças dos ofícios, em Penafiel ainda se celebra o baile dos ferreiros, o baile dos pedreiros e o baile das floreiras.[3]
is e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais
Postagem: WIKIPÉDIA,A ENCICLOPÉDIA LIVRE.