DIA DO TRABALHO

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MENSAGEM.


MENSAGEM....
Hoje a paz de Deus esteja com você.
Uma paz mansa,proveitosa.A que você mais deseja e que transporta o seu pensamento a paragens belas,saudáveis.Essa paz chega,agora,ao seu coração,bastando que mentalize uma poderosa e divina energia a lhe suplantar os problemas,amenizar as dores,abrir novas perspectivas,acender luzes nos seus caminhos.
Consiga a paz.
Permita surgir um brilho novo no seu olhar e um sorriso nos seus lábios.
Quando você quer, de fato,a paz,ela aparece.

Livro:SABEDORIA TODO DIA.
Autor: Lourival Lopes.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

MEDITAÇÃO.


A MEDITAÇÃO encontra-se no meio de dois polos:a concentração e a contemplação.É comumente associada a religiões orientais.
MEDITAÇÃO.

Momento em que o silêncio
Urge que esteja presente,
Para uma bela oração
Dita com todo respeito,
Do fundo do coração,
Meditada em sã consciência,
Seja uma reflexão,
Do momento em que vivemos
Com tanta insegurança
Brote do fundo da alma,
Uma luz,uma esperança,
Pra que tudo venha à calma,
Como o sorrir de criança
Que na mais bela inocência,
Nos leve a raciocinar,
Que na nossa existência,
É necessário amar.

Publicado:27/05/2010.
Código do texto: T 228.2303
Rosamaro.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

HOJE: DIA MUNDIAL DO CIRCO.



História

Artistas de circo em de [Georges Seurat], 1891Na Roma Antiga o circo era uma construção para exibição de cavalos e corridas de bigas, shows equestres, batalhas encenadas, shows de animais adestrados, malabaristas e acrobatas. Acredita-se que o circo de Roma tenha sido influenciado pelos gregos e suas corridas de bigas e exibição de animais.

Com a queda de Roma, os grandes circos desapareceram da Europa, sobrando apenas treinadores de animais e outros artistas itinerantes.

Na mongólia, as primeiras descrições de um circo datam da Dinastia Han. Zhagh Heng foi um dos primeiros a registrar apresentações acrobáticas temáticas em palácios reais.

O conceito moderno de circo como uma arena circular com assentos, com exibição de acrobacias, animais e outros artistas remontam ao final do século XVI.[1] Philip Asthlley foi um dos pioneiros da época, popularizando o circo na Inglaterra.

[editar] Uso de animais em circos
Há uma grande controvérsia sobre o uso de animais em circos, há duas correntes de pensamento, com prós e contras o uso de animais em shows.

Segundo a corrente de pessoas que são contra o uso de animais em circo, seu uso tem sido gradativamente abandonado, uma vez que tais animais por vezes sofriam maus-tratos (tais como dentes precariamente serrados, jaulas minúsculas, estresse etc.) e, além disso, eram frequentemente abandonados, já que a manutenção de grandes animais, como tigres e elefantes demanda muito dinheiro.

Há ainda inúmeros casos em que acidentes, principalmente envolvendo animais selvagens, nos quais pessoas saem feridas ou até mesmo mortas.

Hoje é proibido o uso de animais.
Um circo é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.

A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas. Um circo é organizado em uma arena - picadeiro circular, com assentos em seu entorno, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona. Porém, há diversos outros formatos para esta arte milenar, como poderemos ver mais adiante. Um exemplo é o Cirque du Soleil que é o maior circo do mundo.
CIRCO:Wikipédia,enciclopedia livre.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

HOJE:DIA NACIONAL DO CAFÉ.




Como o café chegou ao Brasil
Em 1727 os portugueses compreenderam que a terra do Brasil tinha todas as possibilidades que convinham à cafeicultura. Mas infelizmente eles não possuíam nem plantas nem grãos. O governo do Pará, encontrou um pretexto para enviar Palheta, um jovem oficial a Guiana Francesa, com uma missão simples: pedir ao governador M. d’Orvilliers algumas mudas. M. d’Orvilliers seguindo ordens expressas do rei de França, não atende o pedido de Palheta. Quanto à Mme. d’Orvilliers, esposa do governador da Guiana Francesa, não resiste por muito tempo aos atrativos do jovem tenente. Quando Palheta já regressava ao Brasil, Mme. d’Orvilliers envia-lhe um ramo de flores onde, dissimuladas pela folhagem, se encontravam escondidas as sementes a partir das quais haveria de crescer o poderoso império brasileiro do café – um episódio bem apropriado para a história deste grão tão sedutor.

Do Pará, a cultura passou para o Maranhão e, por volta de 1760, foi trazida para o Rio de Janeiro por João Alberto Castelo Branco, onde se espalhou pela Baixada Fluminense e posteriormente pelo Vale do Paraíba.


O surto e incremento da produção do café foram favorecidos por uma série de fatores existentes á época da Independência. As culturas do açúcar e do algodão estavam em crise, batidas no mercado internacional pela produção das Antilhas e dos EUA; por isso, os fazendeiros precisavam encontrar outro produto de fácil colocação no mercado internacional. Além disso, a decadência da mineração libertou mão-de-obra e recursos financeiros na região Centro-Sul (Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmente) que podiam ser aplicados em atividades mais lucrativas. Em nível internacional, a produção brasileira foi favorecida pelo colapso dos cafezais de Java (devido a uma praga) e do Haiti (devido aos levantes de escravos e á revolução que tornou o pais independente). Outros fatores decisivos foram a estabilização do comércio internacional depois das guerras napoleónicas (Tratado de Versalhes, 1815) e a expansão da demanda europeia e americana por uma bebida barata.


A importância econômica do café refletiu-se na sua expansão geográfica. No início, difundiu-se pelo Vale do Paraíba (Rio de Janeiro e São Paulo), Sul de Minas e Espírito Santo. Depois, atingiu Campinas, no "Oeste Velho" de São Paulo; dali, expandiu-se para o chamado "Oeste Novo" (Ribeirão Preto e Araraquara) e passou, mais tarde, para as regiões de terra roxa do Norte do Paraná e Mato Grosso. Hoje, as áreas de cultivo localizam-se nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Bahia. Após a grande geada de 1975, houve um deslocamento das principais zonas produtoras do Norte do Paraná para áreas de clima mais favorável, como o sul de Minas Gerais e o interior capixaba.


A exportação brasileira do café começou a crescer a partir de 1816. Na década de 1830-1840, o produto assumiu a liderança das exportações do pais, com mais de 40% do total; o Brasil tornou-se, em 1840, o maior produtor mundial de café. Na década 1870-1880, o café passou a representar até 56% do valor das exportações. Começou então o período áureo do chamado ciclo do café que durou até 1930; no final do séc. XIX, o café representava 65% do valor das exportações do pais, chegando a 70% na década de 1920.


Fazenda brasileira de café - século XIX

Contudo, o crack da Bolsa de Nova York (1929) forçou a queda brusca no preço internacional do café (que caiu,em 1930, para pouco mais que a metade de seu valor em 1928), que continuou em queda até menos de 40% em 1931, ficando nesses níveis baixos durante muitos anos: só em 1947 é que os preços voltaram aos níveis de 1928. Essa situação agravou a crise de superprodução do café, cujos primeiros sinais apareceram no início do séc. XX.


Para enfrentar essa crise, os governadores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro reuniram-se (fevereiro de 1906) no chamado Convênio de Taubaté, que definiu uma política para a valorização do produto: os governos estaduais comprometeram-se a comprar toda a produção e usar os estoques como instrumentos para impedir quedas e oscilações no preço do produto, além de proibir novos plantios.O Convênio de Taubaté representou a primeira intervenção oficial em defesa do café. Nos anos seguintes, o governo federal também tomou iniciativas nesse sentido. Mais tarde, após a crise de superprodução mundial de 1957, os países produtores e os grandes consumidores criaram o Acordo Internacional do Café (1962), que estabeleceu quotas de exportação para os países-membros.


O chamado "ciclo do café" teve repercussões econômicas e sociais importantes no Brasil. A expansão da lavoura levou à ampliação das vias férreas, principalmente em São Paulo; os portos do Rio de Janeiro e de Santos foram modernizados para sua exportação; a necessidade de mão-de-obra trouxe imigrantes europeus, principalmente depois da Abolição dos escravos; o café foi o primeiro produto de exportação controlado principalmente por brasileiros, possibilitando o acúmulo de capitais no pais. Em consequência, criou-se um mercado interno importante, principalmente no Centro-Sul, que foi o suporte para um desenvolvimento sem precedentes das atividades industriais, comerciais e financeiras. O café, sobretudo, consolidou a hegemonia política e econômica do Centro-Sul, transformando-o na região brasileira onde o desenvolvimento capitalista foi pioneiro e mais acentuado.


Desde os anos 50, a importância do café para a economia brasileira tem decrescido sensivelmente. Uma das conseqüências da crise mundial de 1957 foi o início da produção de café solúvel.
A participação do café nas exportações do pais diminuiu; em meados dos anos 70, o valor da exportação de manufaturados ultrapassou o do café, que, desde o início dos anos 80, responde por cerca de 10% do valor total das exportações brasileiras. Apesar disso, o café é ainda um dos principais produtos isolados exportados pelo país. São Paulo, que foi o maior produtor nacional desde o último terço do século passado, perdeu a primazia para o Paraná no final dos anos 50, mas sua produção ainda era significativa: em 1966-1967, por exemplo, metade de todos os cafeeiros do pais estava plantada nesses dois Estados. Vinte anos depois, em 1986-1987, era Minas Gerais que tinha o maior número de cafeeiros (mais de um terço do total nacional), seguindo-se São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Bahia (que tinham juntos 92% dos 3,5 bilhões de pés de café então existentes no país.)




Em 1996 o consumo mundial supera a barreira dos 100 milhões de sacas. Em 1997 o Brasil atinge quase 3 bilhões de dólares na exportação de café, tendo a Alemanha superado os Estados Unidos como maior importador.
Em 1998 o comitê do Conselho da Bolsa de New York coloca na pauta o café despolpado brasileiro.


Fontes:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural
CAFÉ-La Dolce Vita - Asa Editores Ltda.
Aroma de Café- Luiz Norberto Pascoal
Le Café - Anne Vantal
Consulta :GOOGLE.

domingo, 23 de maio de 2010

FENADOCE -FESTA NACIONAL do DOCE.2010





A Feira Nacional do Doce- Fenadoce é um evento anual realizado para promover a cultura doceira da cidade de Pelotas – RS para todo o Brasil e exterior. Os famosos doces pelotenses, herança da colonização portuguesa, alemã e italiana, são responsáveis pelo desenvolvimento do setor doceiro que exporta as iguarias para diversas cidades do Brasil.

A Fenadoce nasceu em 1986, criada pelo Poder Público juntamente a outras entidades. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas - CDL assumiu o evento em 1995 e, desde então, a feira só cresceu. Nas primeiras edições, acontecia a cada dois anos, sempre em um local diferente da cidade. A partir de 2000, tornou-se anual e ganhou endereço certo: o Centro de Eventos Fenadoce, próximo ao principal trevo de entrada do município.

Hoje, a Fenadoce torna-se o centro das discussões de toda a população durante o período em que ocorre. Também atrai visitantes de fora, de outras partes do Brasil e do Mercosul. Convidados ilustres da área da política e do entretenimento sempre comparecem.

Para as doceiras, é a oportunidade de vender e divulgar os deliciosos doces pelotenses. Para os expositores, é a chance de entrar em contato com mais de 300 mil pessoas. Para os visitantes, a Fenadoce oferece um mundo de magia com diversas atrações culturais, gastronômicas e comerciais. Os 19 dias de feira são uma excelente oportunidade para se divertir, fazer negócios e conhecer nossos doces e nossa história.



Dados da Feira

Área total: 17ha
Área coberta: 22 mil m²
Estacionamento: 5 mil vagas para carros e 150 ônibus

Ingresso por pessoa: R$ 5,00
Veículos: R$ 5,00 por veículo
Horário de Funcionamento: Seg. a Quinta - 14:00h as 23:00h
Sexta a Domingo - 10:00h as 23:00
Fonte de consulta: GOOGLE.

sábado, 22 de maio de 2010

DIA DO ABRAÇO :22 DE MAIO.





O abraço é quando duas ou mais pessoas – geralmente duas – ficam parcial ou completamente entre os braços da outra. É usado, dependendo da cultura local, como forma de demonstração de afeto de uma pessoa para outra. Através dele podemos cumprimentar ou expressar sentimentos como carinho, amor, compaixão, saudade, congratulação etc. Um abraço em alguém pode demonstrar também proteção instintiva.

O abraço consiste basicamente no envolvimento de uma pessoa nos braços da outra. É possível um abraço "completo", quando as duas pessoas se abraçam entre si ou um abraço unilateral, quando alguém permanece imóvel e a outra pessoa a abraça. Geralmente um abraço é dado pela frente de ambos, mas também pode ser dado de lado ou por trás. Entretanto, a expressão "abraço por trás" pode ter um sentido sexual mais forte. Um abraço pode ser coletivo e dado entre mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

É possível também abraçar objetos ou animais, como por exemplo uma árvore ou um pequeno cão. Algumas vezes, abraços entre amigos pode ser feito ou finalizado com uns tapinhas nas costas.

Dependendo da intensidade e forma como é expressado, um abraço pode fazer parte do relacionamento sexual dos seres humanos, despertando tanto no homem quanto na mulher, sinais de libido. Esse tipo de abraço pode acompanhar um beijo apaixonado.

Apesar de incomum, pode-se dizer também que alguns animais podem abraçar. Uma gorila, por exemplo, pode abraçar seu filhote de forma muito parecida com o ser humano, uma gata pode cobrir seus filhotes com a pata para proteger, e pode ser interpretado por nós como um abraço.

Fonte: Wikipedia.

ABRAÇO.
O abraço é um gesto,
De carinho,de amizade,
Pois nele se manifesta
Amor e sinceridade.

Quando abraçamos alguém,
Estamos compartilhando,
O desejo que se tem,
De um momento aconchegante.

Um abraço carinhoso,
Sinal de afetividade,
Às vezes é milagroso,
Cura até enfermidades.

Essa troca de carinhos,
Sempre aceita com prazer,
Ninguém lhe dá um abraço,
Sem de volta o receber.

Rosamaro.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

VAMOS A VIDA ENCANTAR




Vamos a vida encantar,
Com alegria e prazer,
Pra podermos desfrutar,
Tudo que é bom de viver.

Ter uma vida sadia,
Repleta de otimismo,
Fazer dela a sinfonia,
E um verdadeiro lirismo.

Saber bem usufruir,
Bons momentos aproveitar,
Sem deixar de assim lutar,
E vencer os obstáculos,
Que muitas vezes nos servem,
Para a vida encantar.
Rosamaro.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TERRAS DO SUL






.
Terra bela,brasileira,
Com o seu céu sempre azul,
Pequena e hospitaleira,
Assim é o Rio Grande do Sul.

Aqui no solo gaúcho,
Em que sopra o vento sul,
Tudo é bom e contagiante,
Inverno frio,com geadas,
Mas com um lindo sol brilhante.

Meu Rio Grande amado,
Com seu cabedal de glórias...
És Estado afamado,
Por sua bela história.

Sua bebida,o chimarrão,
Aproxima a gauchada,
Sempre com disposição,
Pra cantar e gargalhar.

Quando sopra o vento sul,
O frio se espalha no pampa,
E o gaúcho veste o poncho,
Pra sentir-se protegido,
Do nosso vento Minuano
Que assobia pelos pagos,
Espalhando seu gemido.

Terra de muitos heróis,
Que andaram pelas coxilhas,
Com amor e valentia,
Por nossos belos arrebóis,
Na Revolução Farroupilha,
Momento de muitas glórias,
Perpetuando o gaúcho,
Nas páginas de nossa história.
Publicado:20/05/2010.
Código do Texto: T 226.8972
Rosamaro.

sábado, 15 de maio de 2010

REFLEXÃO PARA O DIA DE HOJE.


VOCÊ E A NATUREZA.
Como um riacho cristalino que desce a montanha e corre na planície,assim é a sua inteligência.Como as flores lindas e perfumadas,assim são as suas qualidades,a se distinguirem umas das outras.Como as árvores de frutos saborosos ou as nuvens de chuvas generosas,assim são os seus sonhos a se concretizarem em coisas boas.E,como o sol,assim é a vida dentro de você.
Vida é significado por fora e por dentro de você.
A beleza da natureza é ínfima perto da beleza que há dentro de você.

Livro:SABEDORIA TODO DIA.
Autor: Lourival Lopes.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

FENADOCE -FESTA NACIONAL do DOCE.2010



Comitiva da Fenadoce 2010 intensifica busca de apoio em Porto Alegre
A quinta-feira (15) foi intensa para a Comitiva da Fenadoce 2010. Em visita à capital gaúcha para acertar e buscar novas parcerias para a edição deste ano, os representantes da multifeira realizaram visitas a Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee), Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BDRE), Caixa RS e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).




A Comitiva da Fenadoce foi acompanhada em algumas visitas pelo Secretário Estadual do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira. Segundo o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ênio Lopes, Bandeira vem se tornando um embaixador de Pelotas e da Fenadoce.


- A Fenadoce é a feira mais importante da Zona Sul e o Governo do Estado tem total interesse de participar e levar todos os serviços ao público que prestigia os 19 dias do evento - disse Bandeira.
Nas reuniões que ocorreram na Ceee e no Detran, foi discutida a forma que se dará a participação do Governo do Estado na Fenadoce. Existe grande possibilidade da Central de Serviços ao Cidadão - Tudo Fácil prestar diversos serviços durante a multifeira. Bandeira sugeriu que a Ceee integre em sua participação a campanha educativa voltada ao público infantil, que trata sobre ligação irregular.

No Detran, o diretor presidente Sérgio Filomena, juntamente com o representante da Secretaria de Educação, Francisco Elifaleti Xavier, conversaram sobre a possibilidade da Secretaria de Educação transportar até a Fenadoce os alunos da rede estadual. O Detran montará salas de educação para o trânsito com o objetivo de atender as crianças da rede pública de ensino.

- Vamos aproveitar para fazer outros eventos dentro da multifeira, como reunir representantes de municípios da Zona Sul para apresentar o Programa de Prevenção a Acidentes - disse Filomena.

Durante o encontro, Lopes também entregou uma proposta de patrocínio que irá ser estudada. A comitiva também visitou o Banrisul, onde foi recepcionada pelo vice-presidente Rubens Bordini para encaminhar proposta de patrocínio. Na agenda também constou visita à Caixa RS, ao diretor presidente Carlos Rodolfo Hartmann, para apresentar a 18ª Fenadoce e solicitar apoio. O vereador Eduardo Macluf, que também acompanhou a comitiva, ressaltou a importância da participação física da Caixa RS na multifeira e apresentou a ideia de realizar uma feira de negócios, mostrando diversas linhas de crédito e o financiamento às empresas.

Finalizando a visita em Porto Alegre a comitiva foi recepcionada pelo presidente do BRDE, Airton Carlos Pissetti, e pelo diretor de operações, Celso Bernardi. No encontro, além de solicitação de apoio, foi debatida a possibilidade da realização de uma tarde de negócios. Pissetti ainda se comprometeu em avaliar a possibilidade da realização de um vídeo institucional sobre a Fenadoce para ser divulgado nas televisões públicas dos três estados que compõe a instituição. A Fenadoce 2010 ocorre de 26 de maio a 13 de junho, no Centro de Eventos.

CompartilharPor Pelotas Mais

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL.






História da Escravidão: Introdução
Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América.
Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e idéias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.
Apesar de todas estas citações, a escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde os começos da História.
Muitas civilizações usaram e dependeram do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares. Grécia e Roma foi uma delas, estas detinham um grande número de escravos; contudo, muitos de seus escravos eram bem tratados e tiveram a chance de comprar sua liberdade.
Escravidão no Brasil
No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.
Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.
Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.
As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.
No Século do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de alforria. Juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam tornar-se livres. Porém, as poucas oportunidades e o preconceito da sociedades acabavam fechando as portas para estas pessoas.
O negro também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna. Foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando nas florestas os famosos quilombos. Estes, eram comunidades bem organizadas, onde os integrantes viviam em liberdade, através de uma organização comunitária aos moldes do que existia na África. Nos quilombos, podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi.
Campanha Abolicionista e a Abolição da Escravatura
A partir da metade do século XIX a escravidão no Brasil passou a ser contestada pela Inglaterra. Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, o Parlamento Inglês aprovou a Lei Bill Aberdeen (1845), que proibia o tráfico de escravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de países que faziam esta prática.
Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. E no ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.
Consulta: GOOGLE.

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.

Em treze de maio aconteceu,
Um fato histórico marcante,
Terminava a escravidão,
Situação tão degradante.

Coube à Princesa Izabel,
Chamada A Redentora,
Que assinou a Lei Áurea,
Terminando de uma vez,
Com essa ação tão cruel.

O negro que foi liberto,
Ficou só,sem nada ter,
E com os seus desafetos,
Muito teve que sofrer.

Saber usar a liberdade,
Peculiar ao cidadão,
É ter responsabilidade,
Saúde e educação,
Porque senão,ainda hoje,
Haverá escravidão.

Publicado:13/05/2009.
Código do texto: T159.1841
Rosamaro.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

VIRGEM DE FÁTIMA / 13 DE MAIO





Há anos nesse dia apareceu,
Uma Virgem cercada de luz,
A três pastorinhos ela falou,
Que era a Mãe de Jesus.

Foi em Fátima,a cidade escolhida,
Na bela e lendária Portugal,
E nunca mais foi esquecida,
Sua mensagem que se tornou universal.

Louvemos então a Virgem Santa,
Que abençoe esse Mundo tão sofrido,
Que haja mais paz nessa aliança,
E as nações possam ter mais se entendido.

Ave!Virgem de Fátima,
Mãe de Jesus,
Abençoai as famílias,
Pra que haja amor e luz.

Publicado:13/05/2009.
Código do texto: T 159.1793
Rosamaro.

12 de MAIO: DIA DO ENFERMEIRO.





Cuidadores da saúde: hoje é comemorado o Dia do Enfermeiro




Dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia do Enfermeiro. No Brasil a comemoração se estende na Semana da Enfermagem celebrada entre os dias 12 e 20 de maio, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares
A profissão, outrora considerada uma mera coadjuvante no setor de saúde, tem se destacado a cada dia. Os profissionais enfermeiros têm contato direto com os pacientes, eles são os que cuidam e protegem as pessoas, muitas vezes, convalescentes.

A Enfermagem mais do que uma simples profissão é um dom. Estes profissionais memoráveis vem se tornando cada vez mais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Num universo tipicamente feminino alguns homens se destacam e deixam sua marca na profissão.

Depois de quatro anos de formação acadêmica, o profissional está apto da enfermagem está apto a exercer inúmeras funções no ramo da enfermagem que não se restringe apenas ao trabalho realizado dentro de um hospital. Com o avanço e o crescimento do mercado, cada vez mais, vem abrindo novas possibilidades como a atuação na rede coletiva e básica de saúde.

Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área.

Origem do nome Enfermeiro

A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.
por Lídia Lemos.
Consulta do GOOGLE.

terça-feira, 11 de maio de 2010

MISS BRASIL 2010.---- PARABÉNS MINAS GERAIS.





A bela Débora Lyra representante do estado de Minas Gerais foi eleita Miss Brasil 2010, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. O concurso que teve início às 22h, foi apresentado por Nayla Micherif, Miss Brasil 1997, e Otávio Mesquita.


Diante de vários jurados que observaram cada detalhe das 27 candidatas ao Miss Brasil 2010, a miss Minas Gerais, Débora Lyra, esbanjou durante toda a noite, muita beleza e sensualidade. Em 5º lugar ficou a Miss Paraíba, Natália Taveira, em 4º a Miss Distrito Federal, Lidiane Matos, em 3º a Miss Paraná, Marylia Bernardt e em 2º a Miss Amazonas, Lilian Lopes. A Miss Piauí, Lanna Lopes, não figurou entre as 15 primeiras colocadas.

As coreografias criadas por Scott Grossman foram perfeitas e deram um clima de muita harmonia entre as candidatas no palco.


Bela e radiante e com uma felicidade indescritível, Débora Lyra foi coroada pela Miss Brasil 2009, Larissa Costa

SUBLIME AMOR.




Amor!...
Sentimento belo...
Que habita a alma
E que nos fortalece...
Amor,tão sublime elo,
Unindo povos e nações....
É o desejo de paz
Neste mundo tão volúvel
Tão carente dessa paz,
Que traria a harmonia
Entre todas as nações...
Pra vivermos com alegria
E com amor nos corações.

Amor,sublime amor...
Tão premente nesse mundo
Insano e com maldade,
Onde se ouve o clamor,
De muita fraternidade...
Sentimento tão profundo
Que todo o ser humano,
Clama com veracidade,
Pois,só o amor conseguirá
Salvar a humanidade !

Publicado:11/05/2010.
Código do Texto: T 225.1037.
Rosamaro.

domingo, 9 de maio de 2010

9 DE MAIO : DIA DAS MÃES.



MÃE.

MÃE,pessoa tão sagrada,
A quem devemos respeito,
Deve ser homenageada,
Por tudo que nos tem feito.

Sofre pra nos dar a vida,
Faz-nos tudo por amor,
Essa pessoa querida,
Dá carinho alentador.

Mãe sacrifica sua vida,
Cheia de amor e alegria,
Vemos nela o exemplo,
Da doce Virgem Maria.

No seu Dia dedicado,
Queremos a todas saudar,
Por sua grandeza d’alma,
E desprendimento ao amar.

Publicado:02//05/2009.
Código do texto: T 157.1916
Rosamaro

sábado, 8 de maio de 2010

DIA DAS MÃES-- ORIGEM E DATAS NO MUNDO.





O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.

Em Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.

[editar] Datas Fixas
Dia Mês País
3 Março Geórgia
8 Março Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia , Moldavia, Butão
21 Março Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait
7 Abril Grécia
10 Maio México, Guatemala, Bahrein, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
26 Maio Polônia
27 Maio Bolívia, República Dominicana
12 Agosto Tailândia (Aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit)
15 Agosto Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención De Maria)
8 Dezembro Panamá

Dias variáveis no mês

Segundo Domingo Fevereiro Noruega
Primeiro Domingo Maio Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola
Segundo Domingo Maio África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela
Último Domingo Maio França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia
Segundo Domingo Outubro Argentina
Terceiro Domingo Outubro Bielorrússia
Início do Mês Outubro Índia

Dias variáveis no ano

Primeiro Dia da Primavera Palestina, Líbano
2 semanas antes do Natal Jugoslávia
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Dia das Mães

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIA DO SILÊNCIO : 7 DE MAIO.


"No maravilhoso território do silêncio nós tocamos o mistério. Ele é o lugar da reflexão e contemplação, e é o lugar onde nós podemos nos conectar com o conhecimento profundo, para o caminho da sabedoria profunda."
(Angeles Arrien)

FRASES SOBRE O SILÊNCIO.

“As mais belas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.”
Leonardo da Vinci.
“Não é bom que toda a verdade revele tranquilamente a sua essência;e muitas vezes o silêncio é para o homem a melhor decisão.”
Píndaro.
“O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.”
Sabedoria popular.
“Da árvore do silêncio pende seu fruto,a paz.”
Arthur Schopenhauer.
“A palavra é prata,o silêncio é ouro.”
Provérbio chinês.
“O silêncio é um amigo que nunca trai.”
Confúcio.
“Penso noventa e nove vezes e nada descubro;deixo de pensar,mergulho em profundo silêncio –e eis que a verdade se me revela.”
Albert Einstein.




O RUÍDO DO SILÊNCIO.

Tudo silêncio...
Numa doce calmaria...
Um momento tão maravilhoso,
Que um simples ruído...
Desperta a nostalgia.

Céu claro e enluarado,
Silêncio tomando conta de tudo,
Nessa paisagem de sonho tão profundo,
Só o ruído do próprio silêncio é notado.

E nós dois olhando esse quadro mágico,
Nada dizemos,é puro silêncio...
Só um ruído invade esse momento,
O pulsar de nossos corações,
Querendo adivinhar o desejo ardente,
No silêncio do amor alí presente.

Rosamaro.
Publicado: 17/05/2009.
Código do texto: T 159.9921

quinta-feira, 6 de maio de 2010

DIA INTERNACIONAL DO SOL- 3 DE MAIO..


O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós.

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado.

Maio - Datas Comemorativas - Brasil Escola

quarta-feira, 5 de maio de 2010

5 DE MAIO: DIA DO EXPEDICIONÁRIO BRASILEIRO-FEB


É a data em que se registra uma homenagem àqueles que compunham a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e que lutaram na campanha na Itália e na tomada de Monte Castelo, em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

A FEB foi a força militar brasileira de 25.334 homens, constituída inicialmente por uma divisão de infantaria e acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema “A cobra está fumando”, em alusão a um discurso de Getúlio Vargas, que em 1940 afirmou ser “mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”.

FONTE: FAB

5 DE MAIO:DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO.


No dia 05 de maio é comemorado o dia das comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.

Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.

Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.

Um dos elementos principais para a comunicação foi a invenção de Gran Bell, o telefone. Antes dele, as pessoas enviavam mensagens através de cartas ou de mensageiros, essas demoravam muito para chegar.

Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente. Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas, que também levam informação às pessoas.

Mas não é só dessa forma que acontece a comunicação. Ao assistirmos televisão ou filme no cinema, estamos como receptores de informações. Os panfletos entregues nas ruas e os outdoors espalhados pelas cidades também trazem informações, deixando-nos na qualidade de receptores.

Existem ainda as formas de comunicação especiais, para pessoas que não podem fazê-las na forma mais convencional, através da fala, da leitura ou da escrita. A linguagem para os deficientes auditivos (surdos/mudos) é chamada de libras e é feita através de sinais com as mãos. Os deficientes visuais se comunicam normalmente através da fala, porém para a leitura, utilizam a comunicação em braile, identificando códigos em alto relevo, através das mãos.

Nas famílias, a comunicação acontece de forma simples, não informal, os costumes e tradições são passados de geração a geração, mantendo e preservando a cultura da família por longos anos.

Antigamente a comunicação era mais contida, os pais conversavam pouco com os filhos, mas hoje isso mudou muito, pois conseguem manter um relacionamento mais aberto, mais amigável.

Nos órgãos do poder executivo do governo brasileiro, existe um ministério responsável por essa área, o Ministério das Comunicações, onde o presidente da república escolhe uma pessoa, de sua confiança, como ministro, sendo o responsável pela área. Os principais objetivos desse órgão são: “proporcionar à sociedade Brasileira acesso democrático e universal aos serviços de telecomunicações, radiodifusão e postais, privilegiando a redução das desigualdades sociais e regionais, o desenvolvimento industrial-tecnológico competitivo, a expansão do mercado de consumo de massa e a gestão sustentada do meio ambiente.”

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 4 de maio de 2010

PARAÍSO TERRESTRE.



Seria maravilhoso,
Se todo mundo soubesse,
Amar e ser cuidadoso,
Com tudo que se encontra,
Na bela esfera terrestre.

Zelar pela Natureza,
Com sua fauna e flora,
De tão variada beleza,
Que nos faz admirar,
A obra desse arquiteto,
Com Sua sabedoria...
Fez tudo perfeito e certo.

Mas o homem por ganância,
Não quer mesmo entender,
Faz que tem ignorância,
Pra de tudo se valer,
E na sua inconstância,
Faz a humanidade sofrer.

Se tivesse sentimento,
Amor por tudo que existe,
Lembrando em todo momento,
Que havendo paz e harmonia...
O Mundo agradeceria,
Em louvores e muitas preces,
E o homem então estaria,
No Paraíso Terrestre

Publicado: 04/05/2010.
Código do Texto: T 223.7545
Rosamaro. .