DIA DO TRABALHO

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SAUDADES DA MARAMBAIA

        Há muitos anos,ainda criança,vivi num belo lugar,à margem de um rio( canal),o São Gonçalo,com sua praia calma e serena,chamado de Marambaia. Pelo canal São Gonçalo navegavam vários navios que se dirigiam para o port da cidade de Pelotas.Nós ,crianças,gostávamos de ver os navios,anunciando sua chegada ou saída ,apitando..Gostávamos de abanar seus tripulantes e também os passageiros.Naquela época viajavam pelo canal São Gonçalo navios grandes,cargueiros ou de passageiros , da Companhia Loid Brasileiro como também da  Empresa Costeira.O porto de Pelotas era movimentadíssimo.Também navegavam por lá,navios menores da Firma Luiz Loréa,da cidade do Rio Grande ,a Geny Naval e o Cruzeiro.Mas tudo passa,só ficam restando as recordações.
     
No rio calmo,com as águas cristalinas,com barcos a deslizar,nas margens em dias de sol,muita gente a pescar;canoas,barcos a vela andavam a navegar.

Quando crianças brincávamos,com areia a beira-mar,muitas vezes no verão,toda turma ia nadar.

A Marambaia,até hoje,me traz muitas recordações,dos animais no curral,das roupas no varal,da lenha nos fogões e logo no amanhecer,os pássaros com seus gorjeios,começavam a voar.

Esse pedaço de terra,Distrito de Rio Grande,para mim muito importante,pois me deixa radiante,quando começo a lembrar,desse tempo tão distante,da Marambaia querida,que fez parte de minha vida,etapa tão relevante,que não esqueço um instante.

Rosamaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário