DIA DO TRABALHO

sábado, 26 de março de 2011

26DE MARÇO--- ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE /RS.





Em 26 de março de 1772, foi fundada a cidade de Porto Alegre. Houve muito vai e vem em sua colonização, que teve destaque a vinda de casais açorianos para a região das Missões. Esses casais, em parte, se fixaram em Porto de Viamão. Assim passou por vários nomes desde a freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, Porto de Viamão, Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre e em julho de 1773, sendo governador José Marcelino de Figueiredo, recebeu o nome de Porto Alegre. Surgiu a Guerra dos Farrapos que ocasionou grandes dificuldades à capital e que teve a duração de 10 anos. Só após a essa guerra interna foi que a cidade retomou o seu crescimento. A partir daí muitas outras ocorrências a colocaram em destaque em acontecimentos políticos e sociais do estado e do país, como a era de Getúlio Vargas e o movimento da Legalidade no governo Brizola. Os habitantes de Porto Alegre, chamados de gaúcho, segundo pesquisas variadas não sabem dizer de onde vem este nome.

Assim explicado, os gaúchos, com seu modo cantado de falar, não dispensam um bom chimarrão, churrascos e uma indumentária folgada para se protegerem do clima e afazeres. Destacada pela ONU como cidade de qualidade de vida, e muitas outras premiações como índices de saúde, educação, desenvolvimento humano, economia e meio ambiente, enriquecido pela quantidade de árvores plantadas em suas ruas. O que a destacou internacionalmente, foi por sediar o Fórum Social Mundial. Com área de 476,30 km², possui em sua jurisdição 16 ilhas. Seu clima é bem definido e bastante úmido, variando notadamente em suas estações indo de 2 a 38ºC do inverno ao verão. As estações do ano, imprimem cores e matizes surpreendentes à paisagem. Capital de estado limítrofe do sul brasileiro, tendo maior acesso a povos de língua castelhana, tem mais facilidade de entender suas línguas e existe diferença nos costumes e vestimendas entre argentinos, uruguaios e brasileiros. Eles prezam grandemente a sua terra.

Graças à vinda de várias correntes povoadoras, as lavouras, as estâncias, as fábricas, os estaleiros, os portos, tudo possui um dinamismo que convida a novos empreendimentos. A fartura em tudo e em toda a parte, seu ponto alto, fazem do Rio Grande do Sul um pólo de atração para turistas de todas as procedências. Venha de onde vier, o visitante logo fraterniza com o gaúcho, esse homem jovem e batalhador a quem coube a tarefa de implantar a civilização. A população gaúcha de hoje, na qual predomina a herança européia, é vibrante, alegre, descontraída, hospitaleira.
Fonte de consulta: GOOGLE.

PORTO ALEGRE,QUE SAUDADE !
Saudade de algum momento,
Que há muito tempo vivi,
Veio-me no pensamento,
Quando morei por aí.

Saudade de Porto Alegre,
Das ruas ensolaradas,
Da bela Rua da Praia,
Das lojas bem enfeitadas.

Saudades de quem ficou,
Naquela bela Cidade,
Que logo se perpetuou,
Numa doce amizade.

Oh!Porto Alegre querida,
Sorridente,hospitaleira,
És a minha preferida,
Das cidades brasileiras
Rosamaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário